A cidade do Rio tem 25 pessoas internadas por conta do vírus da Influenza A. Dois idosos e 23 crianças estão em hospitais da rede municipal com sintomas gripais. O surto da gripe é notado no aumento dos atendimentos nas redes públicas e privadas de saúde do Rio.
“A gente verificou um aumento de número de casos sintomáticos respiratórios na cidade. Foram 16 mil casos a mais. Esses casos foram negativos para Covid. E hoje a gente sabe que tem circulando na cidade do Rio de Janeiro o vírus da Inluenza A (H3N2). É um vírus previnível com vacina. Então a vacina da gripe pode proteger contra esse vírus. Então é muito importante que as pessoas se vacinem e se protejam para evitar disseminar a Covid e a gripe na cidade do Rio de Janeiro”, alertou o secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Nas Unidades de Pronto Atendimento do Estado do Rio de Janeiro, a demanda cresceu 400%. Já nas emergências da rede privada o aumento registrado foi de 30% nos atendimentos, nas últimas duas semanas. A grande maioria, é de pacientes com sintomas da Influenza.
Na UPA pediátrica da Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio, nem todos os pacientes conseguem ser atendidos, porque só há um médico na unidade. Uma criança, de 11 anos, que está com sintomas da gripe há quatro dias, tentou, junto com a mãe, ser atendida, mas não conseguiu.
“Não estão atendendo. Só em “casos de morte” digamos assim, né? Falaram para a gente ir para o Souza Aguiar (Hospital), mas não tem condições de ir para lá, está cheio de gripe, de Covid, e eu não vou levar ela (a filha), para lá. E a gente vai para o posto (de saúde) e lá também não atende. Não tem pediatra, não tem nada lá”, desabafou Cintia Vieira, mãe da paciente de 11 anos.
Um dos principais motivos para o surto de gripe no Estado do Rio de Janeiro é a baixa cobertura vacinal. Apenas 55% das crianças, que fazem parte do grupo de risco, se vacinaram contra a Influenza, até agora, e, do total da população, somente 44% está imunizada.
Com a chegada de 200 mil doses da vacina da gripe, doadas pelo Estado do Espírito Santo, a vacinação foi retomada, nesta quarta-feira (1), no município do Rio de Janeiro, depois de ficar quase um dia inteiro interrompida por falta de doses.
O Governo do Estado tenta conseguir mais vacinas com o Ministério da Saúde para atender a demanda.