Chacina em Magé: duas pessoas morrem depois de tiroteio em Carnaval

Outras 18 pessoas ficam feridas durante a dispersão do Bloco das Piranhas na Baixada Fluminense

Júlia Zanon*

Chacina em Magé: duas pessoas morrem depois de tiroteio em Carnaval
Confusão em Magé gera mortes e feridos
Reprodução

Duas pessoas morreram e outras 18 ficaram feridas depois de uma troca de tiros durante a dispersão do Bloco das Piranhas, em Magé, na Baixada Fluminense. A chacina aconteceu na noite deste domingo (19). A Polícia Militar afirmou que a confusão foi entre duas pessoas, sendo uma delas um criminoso local conhecido como "Bu".

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde, afirmou que, das 16 pessoas que deram entrada no Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN), em Duque de Caxias, também na Baixada, quatro já receberam alta e seis estão em estado estável. Uma pessoa está em avaliação e duas vítimas estão em estado grave. Uma outra vítima foi levada para o Hospital Municipal Doutor Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC). A direção da unidade informou que a paciente sofreu uma perfuração apenas subcutânea e não precisou de cirurgia, mas está em avaliação.

De acordo com o Instituto Fogo Cruzado, entre os mortos está uma criança, Maria Eduarda Carvalho Martins. Outras 2 crianças e 2 mulheres grávidas estão entre os 7 socorridos ao Hospital Adão Pereira Nunes, em Duque de Caxias, também na Baixada Fluminense. O instituto já contabilizou 10 chacinas na Região Metropolitana do Rio totalizando 32 pessoas mortas por tiros apenas neste ano de 2023.

Em nota, a Prefeitura de Magé lamentou o ocorrido e, apesar de não promover o carnaval, determinou a suspensão do apoio à programação do Carnaval na cidade e fez um apelo para que todos os blocos cancelem os desfiles. O município dava apoio com o efetivo de mais de 40 homens da Guarda Civil e da Ordem Pública, mais 120 seguranças privados, além de todo apoio do 34° BPMERJ. As redes de Saúde e Assistência Social da cidade estão dando suporte às vítimas.

*Sob supervisão de Natashi Franco