Band Rio de Janeiro

Celsinho da Vila Vintém deve deixar prisão na tarde desta terça-feira

O traficante, considerado um dos principais dos anos 1990, é um dos fundadores da facção Amigo dos Amigos

Karol Neves*

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Reprodução

O criminoso conhecido como Celsinho da Vila Vintém deve deixar a prisão nesta terça-feira (18), após a Justiça conceder liberdade ao acusado. O traficante, que está preso desde 2002, é um dos fundadores da facção Amigo dos Amigos (ADA) e é considerado um dos principais traficantes dos anos 1990.

Celso Luiz Rodrigues deve deixar o Presídio Lemos de Brito, conhecido como Bangu 6, no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste do Rio, na tarde de hoje (18).

A decisão da soltura de Celsinho da Vila Vintém foi tomada na última segunda-feira (17) pelo juiz Marcello Rubioli, da Vara de Execuções Penais. Ele concedeu liberdade ao traficante que foi acusado de comandar a invasão da comunidade da Rocinha, na Zona Sul do Rio, em 2017. Segundo o Ministério Público (MP), essa acusação teria sido forjada a pedido do delegado Maurício Demétrio, acusado pelo MP de envolvimento com o jogo do bicho.

Segundo a denúncia do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), Demétrio teria oferecido pagamento de vantagem indevida a Antonio Ricardo, delegado titular da Delegacia da Rocinha na época, para ele incluir o nome de Celsinho no inquérito que investigava a invasão.

A decisão de soltura do criminoso foi possível porque ele já havia cumprido o período de reclusão de pena no processo em que foi condenado por tráfico de drogas.

“Foi reconhecido por unanimidade que ele foi, realmente, vítima de uma incriminação falsa. Bem triste, mas pelo menos foi reconhecido e hoje a gente espera que concretize a justiça e ela seja posto em liberdade”, disse Max Marques, advogado do Celsinho.

Sob supervisão de Natashi Franco*

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.