Castramóvel começa a atender comunidades da Zona Oeste do Rio

O projeto deve castrar 2 mil animais em um mês nos novos pontos

Pedro Cardoni (sob supervisão de Natashi Franco)

O objetivo do projeto é castrar 100 mil animais até o fim de 2022
Reprodução

Donos de cachorros e gatos começaram a castrar os animais no primeiro ônibus castramóvel instalado pelo programa RJPet do Governo do Estado na última segunda-feira (21). O veículo faz parte do Programa Cidade Integrada e atende as comunidades de Muzema, Itanhangá, Morro do Banco, Tijuquinha e outras comunidades da Zona Oeste do Rio de Janeiro.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Agricultura e já castrou mais de 30 mil gatos e cachorros em todo o estado. O objetivo das autoridades é atender 100 mil animais até o final de 2022.

"O RJPet é muito democrático, qualquer pessoa pode cadastrar seu cachorro ou gato, gratuitamente. Nosso objetivo é dar oportunidade para nossos melhores amigos de quatro patas", comentou Marcelo Queiroz, secretário de Estado de Agricultura do Rio de Janeiro.

É previsto castrar pelo menos 2 mil cachorros e gatos da região durante um mês. O veículo tem uma estrutura de seis calhas de castração e 20 profissionais, sendo 10 veterinários, e todos os animais passam por uma avaliação veterinária antes de realizar o procedimento.

"A castração é feita com toda segurança, exatamente como se fosse dentro de uma clínica comum. Aqui nós temos: mesa de emergência com aparelho de anestesia inalatória, as drogas necessárias em caso de emergência, e todos os equipamentos, além dos veterinários, temos os auxiliares", explicou Ruana Renostro, veterinária responsável pelo castramóvel.

O projeto impacta na saúde e qualidade de vida dos animais da região e os moradores se animaram com a oportunidade.

"Todos os animais que eu tenho em casa, tirei da rua, mas sem condições de castrar, eles se reproduziram, e hoje minha vida é só para cuidar deles. Eu tentei cadastrar em vários locais, mas não consegui. Agora já está tudo certo, graças a Deus, meu problema está resolvido", comemorou Maria do Carmo, moradora da região que tem 20 animais resgatados em casa.

O castramóvel vai ficar estacionado na na Estrada do Itanhangá - 1051, na Comunidade da Muzena, Zona Oeste do Rio de Janeiro, durante um mês. O atendimento de cães e gatos ocorre em dias alternados e o agendamento para a castração dos animais pode ser feito por aqui.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.