Mil gatos e cachorros já foram castrados em uma semana pelo castramóvel na comunidade da Muzema, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O veículo está estacionado na Estrada do Itanhangá – 1051, desde 21 de março e a previsão é de castrar dois mil pets durante um mês.
A iniciativa faz parte do Programa Cidade Integrada e o veículo pertence ao projeto RJPET do Governo do Estado. Até o fim do ano, as autoridades planejam castrar cerca de 100 mil animais.
“O RJPet é muito democrático, qualquer pessoa pode cadastrar seu bichinho gratuitamente. Nosso objetivo é dar oportunidade para nossos melhores amigos de quatro patas” explicou Marcelo Queiroz, secretário de Estado de Agricultura do Rio de Janeiro.
O CASTRAMÓVEL
O veículo conta com 20 profissionais, sendo 10 veterinários e 10 auxiliares, e seis calhas de castração. A estrutura do castramóvel conta com uma mesa de emergência com aparelho de anestesia inalatória e os remédios necessários para a operação. O procedimento dura no mínimo 40 minutos.
O projeto impacta na qualidade de vida dos pets e ajuda a prevenir o aumento da quantidade de animais nas ruas.
“Pra mim esse castramóvel chegou na hora certa. Importante destacar que a castração faz bem para saúde do animal, prolonga a vida e evita o crescimento desordenado de animais. Agora a Mimi já foi castradinha, e o procedimento foi bem rápido e seguro, só temos a agradecer e compartilhar essa alegria” afirmou Jamile Ribeiro, moradora da região.
O castramóvel também atende comunidades vizinhas como: Itanhangá, Morro do Banco, Tijuquinha e outras comunidades da Zona Oeste. Além disso, qualquer pessoa do Rio de Janeiro pode fazer o cadastro aqui e levar o pet para castrar.