Casos de dengue quadruplicam na cidade do Rio em 2023

Foram 16 mil casos entre janeiro e julho deste ano, contra 4,5 mil registros durante todo o ano de 2022, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

*Ana Clara Prevedello e Ádison Ramos

Casos de dengue disparam na capital fluminense.
Reprodução

A cidade do Rio de Janeiro registrou só no 1º semestre de 2023 16,4 mil casos de dengue. Quase quatro vezes mais do que em todo o ano passado, quando foram 4,5 mil registros. Os dados são do Painel Arboviroses, da Secretaria Municipal de Saúde.

A Zona Oeste do Rio teve a maior concentração de casos. A cada dez registros de dengue na cidade, três foram na região.

“As epidemias de dengue ocorrem em intervalos, que geralmente variam de 3 a 8 anos, e a gente tem períodos com maior ou menor transmissão. No verão e na época das chuvas a gente observa uma maior transmissão. O Rio passou por um período recente sem epidemias, a última grande epidemia foi em 2012. Nesse intervalo, as pessoas que foram infectadas pelos sorotipos que causaram as epidemias naquela época, continuam protegidas. Mas nasceram outras pessoas, outras pessoas se mudaram para o Rio, que são suscetíveis. Se juntamos isso a uma redução das medidas de controle, o que aconteceu devido a pandemia, isso leva a condições favoráveis para um aumento”, explica o infectologista André Siqueira, da Fiocruz.

André ainda reforça que os números devem servir como um alerta para a população: “isso deve levar a uma intensificação das medidas de controle e preparação dos sistemas de saúde, dos profissionais de saúde, para um possível novo aumento de casos quando as condições se tornarem propícias para a transmissão”.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio, mais de 6,5 milhões de imóveis foram vistoriados para controlar e prevenir possíveis focos do mosquito transmissor. O Ministério de Saúde informou que está prevista, para os próximos dias, uma visita técnica das equipes de vigilância ao município, para discutir novas estratégias de enfrentamento à dengue.

Entre as medidas para evitar a transmissão da doença está a limpeza dos locais onde há acúmulo de água parada, como pneus ou recipientes.

Confira como se prevenir contra a dengue, através do site https://www.unicef.org/brazil/prevencao-e-combate-ao-aedes-aegypti.

*Sob supervisão de Christiano Pinho.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.