Caso Henry Borel: Monique Medeiros é presa pela terceira vez

Decisão do STF aceitou recurso do pai da criança de coação e descumprimento de medidas cautelares. Ela havia sido solta em agosto do ano passado

Júlia Zanon*

Caso Henry Borel: Monique Medeiros é presa pela terceira vez
Monique Medeiros é ré pela morte do filho de 4 anos
Brunno Dantas/TJRJ/Divulgação

A mãe do menino Henry Borel, Monique Medeiros, foi presa, nesta manhã (6), em Bangu, na Zona Oeste do Rio. O ministro Gilmar Mendes afirmou que ela teria coagido a babá do menino e descumprido medidas cautelares. A mulher é ré pela morte do filho, de apenas 4 anos, em março de 2021.

Na tarde de ontem (5), o Supremo Tribunal Federal aceitou um recurso do pai da criança e determinou a volta dela para a prisão. O ex-vereador Jairinho, também acusado da morte de Henry, segue preso.

Os dois vão ser levados a júri popular, que ainda será marcado.

Na decisão, Gilmar Mendes destacou que Monique teria coagido a babá do menino, que é testemunha no processo, e descumprido medidas cautelares ao utilizar o celular para fazer postagem em rede social, o que a defesa nega.

Em nota, a defesa de Monique afirmou que recebeu "com espanto" a decisão e vai recorrer, visto que o sistema jurídico do Brasil permite que a pessoa acusada responsa em liberdade e ela não representa risco ao andamento do processo.

*Sob supervisão de Helena Vieira