A originalidade e a inovação já são características históricas doS no desfiles da Marquês de Sapucaí, no carnaval carioca. Na Série Ouro, esses quesitos, aliados com a criatividade, são ainda mais presentes. Isso porque, com orçamentos mais baixos, os carnavalescos precisam investir no reaproveitamento.?
“O que deu para reaproveitar, o que a gente conseguiu adaptar ao novo enredo do próximo carnaval, a gente readaptou em formas novas para que não fique um visual repetitivo, mas a gente também tem que pensar muito na mudança, na reciclagem de material, em formas que a gente pode reutilizar. É o primeiro pensamento que a gente tem, ver as peças que temos para reaproveitar no carnaval. A gente queria fazer tudo do zero, mas a realidade é diferente”, comentou Ricardo Hessez, carnavalesco da Império da Tijuca.?
No dia 10 de dezembro, as escolas da série ouro vão fazer um esquenta na Cidade do Samba. Será um mini desfile para apresentar os enredos e mostrar um pouco do que o público pode esperar em fevereiro de 2023. Mas, os barracões das escolas ainda não revelam muito do que está por vir.?
“O pontapé inicial das fantasias é através dos protótipos. Estamos fazendo a confecção das fantasias no geral, já temos os protótipos delas. Várias partes das fantasias, que já estão aprovadas, estão sendo feitas. Para construir um carnaval leva praticamente um ano inteiro”, disse Alex Cunha, gestor de ateliê.
TRANSMISSÃO DA BAND RIO?
Em 2023, a Band Rio vai transmitir, ao vivo, os desfiles da Série Ouro do Carnaval carioca, diretamente do Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Com datas marcadas para 17 e 18 de fevereiro, o evento vai ter cobertura na TV aberta e nas rádios do Grupo Bandeirantes.?
“Vamos trazer para a TV aberta mais do que a transmissão dos desfiles da SÉRIE OURO, a real força criativa por trás do Carnaval é a sua comunidade. Esse ativo humano move o maior espetáculo da terra - e a Band tem o compromisso de dar voz aos guardiões e porta-vozes da cultura brasileira”, conta o diretor comercial da Band Rio, André Marini.
Os direitos de transmissão foram adquiridos na última terça-feira (22), na sede da emissora no Rio de Janeiro.?
"Estamos muito felizes com este novo momento que a Série Ouro vive. E, essa parceria da LIGA-RJ com a Band vai de encontro com o que queremos; um novo olhar sobre os desfiles das escolas de samba do Acesso. As agremiações da Série Ouro fazem sempre um belíssimo espetáculo, muito elogiado pelo público e pela crítica especializada. Queremos colocar essas escolas e suas comunidades ainda mais em evidência. A nossa ideia é fazer uma transmissão onde as estrelas que produzem o espetáculo sejam as verdadeiras protagonistas", afirma o presidente da Liga-RJ, Wallace Palhares.
Ao todo, 15 escolas integram a Liga Ouro do carnaval, dentre elas União da Ilha, São Clemente, Estácio de Sá e Império da Tijuca.
?
Confira a ordem de desfiles
Sexta-feira - 17 de fevereiro de 2023?
Arranco do Engenho de Dentro
Lins Imperial
Acadêmicos de Vigário Geral
Estácio de Sá
Unidos de Padre Miguel
Acadêmicos de Niterói
São Clemente
Sábado - 18 de fevereiro de 2023
União de Jacarepaguá
Unidos da Ponte
Unidos de Bangu
Em Cima da Hora
Unidos do Porto da Pedra
União da Ilha do Governador
Império da Tijuca
Inocentes de Belford Roxo
*Sob supervisão de Beatriz Duncan