Terceira escola a entrar na Marquês de Sapucaí no primeiro dia de desfile da Série Ouro do carnaval carioca, a Acadêmicos de Vigário Geral vai levar um enredo lúdico para a avenida depois de dois carnavais com críticas sociais. A escola da Zona Norte do Rio promete fazer o público embarcar em uma viagem de volta à infância com o enredo "A Fantástica Fábrica da Alegria", em alusão ao filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate".
"Eu queria um enredo de brinquedos porque as crianças de hoje não sabem o que é brincadeira. Só querem ficar no celular. O primeiro enredo massacramos, o segundo foi afro, aí falei que esse ano vamos fazer um enredo alegre que é um pouco a cara de Vigário Geral", afirmou a presidente da escola Betinha.
Na Fantástica Fábrica da Alegria de Vigário Geral, Samir, um menino da Zona Norte da cidade, sai pelas ruas do bairro em busca do famoso bilhete premiado, e o encontra. Mas diferente do filme, o bilhete dá acesso aos setores da escola de samba. No final, a criança pega sua fantasia rumo à passarela do samba.
"O primeiro setor é o da busca, em que ele se decepciona com a falta de atenção, ele encontra o bilhete e chega a fábrica. O segundo setor fala das brincadeiras de rua e as alas que seguem falam disso como soltar pipa, bola de gude, futebol, marcha soldado, e há elementos que nos levam a odores e sabores da nossa infância como cheiro da cozinha da avó que nos trazem alegria", explicou o carnavalesco da agremiação Marcus Doval.
Além dos brinquedos e das brincadeiras do passado, o enredo da escola de Vigário Geral também vai mostrar os games e as tecnologias de hoje. A ideia é misturar nostalgia e identificação com os sonhos que cercam a infância.
"Tô confiante que vai ser alegre e bonito. Pode aguardar que vocês vão ver um bonito carnaval nosso", disse a presidente da escola.
*Sob supervisão de Christiano Pinho