Band Rio de Janeiro

Carnaval 2023: Acadêmicos de Niterói vai homenagear os 450 anos da cidade

Estreante no carnaval do Rio, a escola vai substituir a Acadêmicos do Sossego, que cedeu os direitos do desfile

Amanda Martins e Felipe Fera*

Com as cores azul e branco, a Acadêmicos de Niterói vai estrear no carnaval carioca e já na Série Ouro. A agremiação vai substituir a Acadêmicos do Sossego que cedeu os direitos de desfile para a nova escola, criada para homenagear os 450 anos de Niterói, cidade da Região Metropolitana do Rio

"Houve uma conversa. Nós conversamos e chegamos num consenso com quem estava na escola passada. Quem era dirigente cedeu esse direito de desfilar pela Liga RJ Série Ouro e com isso a gente tem capacidade de fazer o desfile com essa cessão e também mediante aprovação dos presidentes das escolas da Liga. Então foi previamente acordado com os dirigentes com a direção da Liga para a gente fazer sem nenhum problema. Estamos legalmente participando da Série Ouro”, disse Hugo Júnior, presidente da Acadêmicos de Niterói.

Para entrar com o pé direito na Marquês de Sapucaí, a Acadêmicos de Niterói vai exaltar o carnaval da que já foi considerado o segundo melhor do Brasil.

"Quando a gente faz as pesquisas a gente percebe também que o carnaval de Niterói tem um caminho bem retilíneo. Ele surge com essas manifestações mais antigas, o intrudo, a batalha de confetes, as manifestações carnavalescas em torno de coretos que se formavam na cidade com a apresentação de música e a gente percebe essas manifestações mais antigas sendo substituídas por blocos carnavalescos e aí justamente quando esse pico acaba é o momento de crescimento e esplendor das escolas de samba", comentou o pesquisador da escola, João Vitor Silveira.

O desfile vai contar o ano de 1946, quando houve o fim da Segunda Guerra Mundial e os desfiles voltaram a acontecer na Avenida Amaral Peixoto. A escola quer mostrar para todo o Rio de Janeiro a grandiosidade do carnaval niteroiense.

"O desfile começa com uma pessoa que parte do rio de janeiro. Ela pega uma barca que está enfeitada como acontecia antes, que saíam barcas enfeitadas para levar as pessoas até o carnaval de Niterói. E a gente parte do princípio que a pessoa não conhece e que vai conhecer Niterói a partir dos festejos da cidade. Então desde o banho de mar de fantasia, ela vai conhecer a praça Arariboia, vai conhecendo cada ponto e sabendo o que aconteceu em cada ponto durante o período de carnaval”, falou o carnavalesco André Rodrigues.

Para continuar na Série Ouro, a nova agremiação aposta em voltar às raízes do carnaval num desfile leve e divertido.

"Tem um valor muito sentimental o carnaval de Niterói. É onde iniciamos onde começamos porque para gente chegar aqui a gente passou por lá. Então lá foi o caminho para gente chegar aqui e hoje e fazer a Sapucaí", afirmou Ygor Silva, diretor de carnaval da escola.

*Sob supervisão de Christiano Pinho