Em anúncio nas redes sociais, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, garantiu a realização dos desfiles das escolas de samba, na Marquês de Sapucaí, no carnaval de 2022. Na mensagem, ele afirmava que a única coisa que impediria a realização do evento seria uma mudança completa nas regras de combate à Covid-19 no município.
“Havendo a possibilidade, como há neste momento, de realização de jogos de futebol com os controles já previstos nas normas estabelecidas pela Prefeitura, não há qualquer motivo para não garantirmos que o carnaval da Sapucaí será realizado. O carnaval exige uma preparação com muita antecedência, inclusive com repasse de recursos públicos às escolas de samba. Já estamos discutindo com a Liesa regras muito restritas que serão apresentadas ao nosso comitê científico”, afirmou o prefeito.
Ao falar sobre festas e bailes, Paes declarou que, com a cobrança de testes e/ou passaporte da vacina, não há problema na realização destes eventos.
Sobre os blocos de rua, ele afirmou que ainda requer uma análise detalhada já que não há controle algum de quem irá participar do evento. Dessa forma, não seria possível exigir qualquer comprovante.