O ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, vai ser transferido para a Penitenciária Laércio da Costa Pellegrino (Bangu 1), no Complexo Penitenciário de Gericinó, na Zona Oeste do Rio. Com ele outros cinco presos da Unidade Prisional da Polícia Militar (BEP), em Niterói, serão levados para o novo presídio depois que a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) foi notificada da decisão do Juiz Bruno Monteiro Rulière.
Os presos serão transportados pela Polícia Militar e ficarão na galeria C da unidade de segurança máxima por 10 dias, sem contato com outros presos.
A transferência acontece depois de duas vistorias no batalhão encontrar irregularidades e regalias. Na última delas, da Corregedoria da Polícia Militar, nesta segunda-feira (02), os agentes apreenderam 13 televisões com acesso à internet. A Corregedoria afirmou que vai abrir uma sindicância para apurar as regalias no local.
A vistoria da PM aconteceu depois que Vara de Execução Penais (VEP) apreendeu celulares e anabolizantes, cigarros eletrônicos e listas de encomendas a restaurantes escondidos em fundos falsos de móveis do presídio e até mesmo em vasos sanitários.
A VEP ordenou que ocorram algumas mudanças no Batalhão Especial Prisional: scanner na porta da cela; mais câmeras; uma melhor iluminação; a retirada de portas com trincos internos; Retirar a geladeira particular de internos e acabar com a copa. Além de acabar com geladeira específica que tinha o nome de Sérgio Cabral. Cada medida terá um prazo a ser cumprido.
RELEMBRE O CASO
Em uma inspeção surpresa no Batalhão Especial Prisional feito pelo juiz da VEP, Marcello Rubioli, foram encontrados perto da cela de Cabral, do tenente-coronel Cláudio Luiz de Oliveira e do tenente Daniel Benitez, uma sacola com R$ 4 mil em espécie, celulares, cigarros de maconha e até notas fiscais de um banquete de comida árabe no valor de R$ 1.500.
Na cela do ex-governador ainda tinham toalhas bordadas com o nome dele e prateleiras com fundos falsos para esconder celulares. Além do ex-governador, serão transferidos para Bangu: o tenente-coronel Cláudio; o tenente Benitez; o soldado Cleiton; o vereador Mauro Rogério Nascimento de Jesus, o Maurinho do paiol, que é PM inativo; os capitães Marcelo Baptista Ferreira e Marcelo Queiroz dos Anjos.
Sérgio Cabral foi transferido de Bangu 8 para a BEP em setembro de 2021, com autorização do juiz Marcelo Bretas, cumprindo uma decisão de Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco