Cabral: Juiz pede interdição do Batalhão da PM em que o ex-governador está preso

Sérgio Cabral e outros seis presos serão transferidos do Batalhão Especial Prisional para Bangu 1

Felipe de Moura*

Sérgio Cabral será transferido para Bangu 1 Agência Brasil
Sérgio Cabral será transferido para Bangu 1
Agência Brasil

Bruno Rulière, juiz-corregedor da Vara de Execução Penais (VEP) vai determinar a interdição parcial do Batalhão Especial Prisional (BEP) da Polícia Militar em que o ex-governador do Rio Sérgio Cabral está preso. A decisão foi tomada depois de uma vistoria encontrar irregularidades no local.

Ele e outras seis pessoas serão transferidas para a Penitenciária Laércio da Costa Pellegrino, presídio de segurança máxima de Bangu 1, na Zona Oeste, também por determinação do mesmo juiz.

A VEP vai ordenar que tenha no Batalhão da PM: scanner na porta da cela; mais câmeras; uma melhor iluminação; a retirada de portas com trincos internos; Retirar a geladeira particular de internos e acabar com a copa. Além de acabar com geladeira específica que tinha o nome de Sérgio Cabral. Cada medida terá um prazo a ser cumprido.

ENTENDA O CASO

Em uma inspeção na unidade da PM feita de surpresa pelo juiz da VEP, Marcello Rubioli, que contou com o apoio da Corregedoria da Polícia Militar e do Ministério Público do Rio (MPRJ), os agentes da VEP encontraram, perto da cela de Cabral, do tenente-coronel Claúdio Luiz de Oliveira e do tenente Daniel Benitez, uma sacola com R$ 4 mil em espécie, celulares, cigarros de maconha e até notas fiscais de um banquete de comida árabe no valor de R$ 1.500.

Na cela de Sérgio Cabral, ainda tinham toalhas bordadas com o nome dele e prateleiras com fundo falso para esconder os celulares. Além do ex-governador, serão transferidos para Bangu: o tenente-coronel Cláudio; o tenente Benitez; o soldado Cleiton; o vereador Mauro Rogério Nascimento de Jesus, o Maurinho do paiol, que é PM inativo; os capitães Marcelo Baptista Ferreira e Marcelo Queiroz dos Anjos.

A defesa de Cabral comentou que ele está sofrendo “uma perseguição infundada e a defesa irá reagir de forma enérgica para impedir mais esta barbárie".

Sérgio Cabral foi transferido de Bangu 8 para o BEP em setembro de 2021, quando o juiz Marcelo Bretas autorizou a transferência, cumprindo uma decisão de Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

*Estagiário sob supervisão de Natashi Franco