Depois de 14 horas de voo, uma emoção difícil de descrever.
“Total alívio (…) respirando o ar do Rio de Janeiro”, afirma a estudante Clara Roizenblit. Ela desembarcou no Galeão em um voo de repatriação da FAB, ao lado de outros 213 passageiros, na madrugada desta quinta-feira (12).
A jovem de 17 anos estava cursando o ensino médio em Israel. Ela lembra dos momentos de tensão vividos desde sábado (7).
“Tocaram sete vezes o alarme de bomba. Eu tive que ir sete vezes para o bunker, sete vezes seguidas (…) umas 20 pessoas no bunker”, lembra.
E pouco tempo depois de chegar no Rio, a Clara já correu para perto do mar, o lugar preferido dela. Nossa equipe reencontrou a jovem 12 horas depois do desembarque, na orla do Recreio.
“Me trouxe uma sensação de liberdade, porque lá a gente não podia sair”.
A TV Band também conversou com mãe e filha que tiveram um reencontro emocionante, na quarta-feira (11) à tarde.
Luciana e Ricardo estava em Jerusalém, em uma excursão religiosa.
“A gente sabe que eles estavam muito preocupados aqui, né? No Brasil, vendo notícias”, diz a médica Luciana Torrico.
O casal conseguiu voltar para o Brasil em um voo comercial que saiu de Tel Aviv.
“Eu estava lá na expectativa, na esperança dela chegar e nada dela chegar. Chegava ”gringo", chegavam várias outras pessoas e nada dela, então eu estava bem nervosa. Assim, parecia que quanto mais eu esperava, mais ansiosa eu ficava", lembra a estudante Luiza Torrico,
“Aí quando ela chegou, eu não consegui me segurar. Eu desabei e comecei a chorar muito de emoção”, conta.
A FAB já repatriou 425 brasileiros em dois voos nas últimas 48 horas. Nesta sexta-feira (13) chegam mais 69 brasileiros.
No fim de semana, dois voos devem trazer mais 220 pessoas.
Uma aeronave cedida pela Presidência da República decolou para fazer o primeiro resgate de brasileiros em Gaza, até agora sem data confirmada para autorização de pouso do Egito. Todas as repatriações feitas até o momento foram em voos saindo de Tel Aviv.
Confira a reportagem completa no vídeo acima.