Bicentenário da Independência do Brasil: veja as comemorações previstas

Celebrações incluem salva de tiros, demonstração de salto paraquedista e apresentações musicais

Giovana Kebian*

Mais de 1.800 policiais militares estão mobilizados para garantir a segurança no feriado
João Fraga/Band Rio

O Tributo Cívico-Militar é o principal evento que marca as comemorações da Proclamação dos 200 anos da Independência do Brasil, nesta quarta-feira (07). O presidente da República participa da cerimônia que acontece em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Ele esteve presente em uma motociata, que teve início no Aterro do Flamengo.

As celebrações do Dia da Pátria tiveram início ainda de manhã com uma salva de tiros realizada pela Artilharia de Campanha do Exército. De hora em hora, a ação é repetida no Forte de Copacabana.

No mar, jetskis e barcos se reuniram para acompanhar as celebrações.

Uma cerimônia tomou conta da Avenida Atlântica por volta de 13h. Apresentações da esquadrilha Céu e da Brigada de Infantaria Paraquedista chamaram a atenção de quem estava no local. Bandas de grupos militares também se apresentaram no evento.

Na terça (06), três paraquedistas estavam treinando para o desfile do dia 7 e se feriram depois de uma queda. Mesmo com o acidente, a demonstração de salto foi mantida como parte das celebrações.

Além das comemorações do dia 7, na quinta (08) e na sexta (09), o Forte de Copacabana estará aberto à visitação gratuita para quem desejar conhecer as centenárias muralhas e o museu histórico que as abriga.

COMO FICA O TRÂNSITO E A SEGURANÇA NO DIA 7 DE SETEMBRO
 

Para a realização dos eventos no Dia da Pátria, e também para o jogo entre Flamengo e Velez Sarsfield, no Maracanã, pela semifinal da Libertadores, diversas ruas foram interditadas.

As interdições nas principais vias em torno do estádio começam a partir de 17h30, como nas ruas Prof. Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário. O acesso à veículos por moradores do entorno será feito, exclusivamente, pela Av. Paula Sousa e a Rua Prof. Eurico Rabelo, mediante apresentação de comprovante de residência.

?Segundo o Centro de Operações do Rio, o município entrou em estágio de mobilização devido à grande necessidade de mobilização operacional da Prefeitura para ambos os eventos. CET-Rio atuará com 60 agentes, oito veículos operacionais, 14 motocicletas, três reboques, além de disponibilizar dez painéis informativos. A Seop estará presente com suas coordenadorias, com a Subsecretaria de Operações e Guarda Municipal.?

De acordo com a Polícia Militar, mais de 1.800 policiais militares estão mobilizados para garantir a segurança durante o feriado de 7 de Setembro em todo o estado. Para o jogo no Maracanã, que tem início às 21h30, cerca de 600 agentes foram mobilizados.

*sob supervisão de Beatriz Duncan

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.