Balsas com fogos de Copacabana são aprovadas em vistoria

Embarcações ficarão a 450 metros da areia e a 275 metros umas das outras

Thales Teixeira (Sob supervisão de Natashi Franco)

Balsas ficarão a 450 metros da areia e a 275 metros umas das outras Foto: Reprodução/TV Bandeirantes
Balsas ficarão a 450 metros da areia e a 275 metros umas das outras
Foto: Reprodução/TV Bandeirantes

Na tarde desta quinta-feira (30), as dez balsas que carregam os fogos para a festa de Réveillon em Copacabana, na Zona Sul do Rio, foram vistoriadas e aprovadas. A ação teve participação de representantes da Prefeitura, dos Bombeiros e da Marinha.

"Essa vistoria foi feita ao longo de duas semanas. Então essa vistoria de hoje é uma vistoria final, onde foi concluído que todas as balsas estão aptas para serem empregadas na queima de fogos do dia 31", informou o contra-almirante Ricardo Jacques Ferreira, capitão dos Portos do Rio de Janeiro.

Serão 15 toneladas de fogos e 16 minutos de show no céu de Copacabana. As embarcações estão com cerca de 24 mil bombas instaladas em tubos de fibra de vidro. As balsas ficarão a 450 metros da areia da praia e a 275 metros de distância de uma para a outra.

"Todo ano existe uma evolução dos fogos para fazer menos barulho, para subir mais, para ter menos fumaça, então a cada ano que tem essas novas tecnologias, a gente sempre procura buscar para trazer para Copacabana. O tempo, faça chuva ou faça sol, vai ter espetáculo", afirmou Marcelo Kokote, presidente da empresa Vision Show, responsável pelos fogos.

A previsão de chuva não muda em nada a preparação da festa. O mar não deve estar de ressaca na noite da virada e as ondas devem ficar entre meio metro e um metro e meio, o que não interfere no show pirotécnico.

Uma parte dos fogos de artifício foram feitos aqui no Brasil, em Minas Gerais, exclusivamente para a festa. A surpresa é a forma como eles irão explodir no céu. A outra parte dos fogos vem dos EUA, Europa e China.