O aumento das chuvas no Rio de Janeiro abalou a cidade, que sofreu com ruas alagadas e deslizamentos. O aumento significativo em fevereiro foi registrado pelo Sistema Alerta Rio, órgão de meteorologia da Prefeitura da capital.
O registro de 200mm de chuva mostram um aumento de 66% em relação à média do acumulado de chuvas para o mês, que é de 120 mm. Os dados foram calculados entre o dia 01/02 e a madrugada desta quarta-feira (22).
O meteorologista do Alerta Rio, Anselmo Pontes, esclarece o motivo do aumento das chuvas.
"A atuação dos sistemas típicos de verão (áreas de instabilidades, passagens de frentes frias e formação de sistemas de baixa pressão no litoral do estado), associadas ao calor e a alta disponibilidade de umidade, típica desse período, intensificam as pancadas de chuva sobre a cidade do Rio de Janeiro, originando tais acumulados acima da média", analisa o meteorologista.
Nesta quarta-feira (22), a previsão de chuva seguiu, com possibilidade de céu parcialmente nublado e pancadas de intensidade moderada a forte a partir da tarde.
CHUVAS EM TODO O ESTADO
Ontem (21), as fortes chuvas que atingiram diferentes pontos da capital deixaram a cidade em estágio de atenção, o terceiro em uma escala de cinco. Mais de 15 ocorrências foram registradas, como bolsões d'água, alagamentos e quedas de árvores.
Bolsões d'água e alagamentos causaram problemas nas principais vias expressas, como a Avenida Brasil e Linha Vermelha. Motoristas chegaram a ficar ilhados.
As zonas Norte e Oeste da cidade do Rio foram as mais afetadas. Moradores de bairros como Anil, Madureira, Méier, Colégio e Jacarepaguá relataram problemas com o fornecimento de energia por causa da chuva e do vento forte. Trinta e nove sirenes foram acionadas.
Municípios da Baixada Fluminense também tiveram registro de chuva forte, como Nilópolis, Nova Iguaçu e Duque de Caxias.
Em Duque de Caxias, as chuvas provocaram alagamentos em bairros como Saracuruna, Vila Maria Helena e Vila Urussaí. O município segue em estágio de atenção nesta quarta-feira (22). Ninguém está desabrigado ou desalojado no município.
Em Magé, um homem teve uma crise convulsiva ao se assustar com um raio. Ele foi encaminhado para o Hospital Municipal Vereador Hugo Braga de maneira emergencial. É que a unidade é uma maternidade. No local, ele recebeu os primeiros socorros, foi estabilizado e transferido para a Unidade Mista 24h do bairro Fragoso e apresenta quadro estável.
O Alerta Rio publica boletins de alerta aos órgãos da Prefeitura do Rio, quando danos são causados por fortes chuvas. No twitter do Centro de Operações Rio, é possível conferir as condições do tempo de forma atualizada e se prevenir de situações mais extremas.
Sob supervisão de Natashi Franco*