Fim de semana de ENEM chegando e o nervosismo dos alunos começa a bater na porta. Para aqueles que passam o ano todo estudando chegou a hora de finalmente colocar todo o conhecimento no papel. Para muitos, os estudos só chegam ao fim na véspera do exame.
E é nessa mesma época que uma prática conhecida dos alunos voltam a ser oferecidas em escolas: o famoso aulão. Essa é uma oportunidade para aqueles interessados em fazer uma recapitulação dos principais tópicos que vão cair na prova. A Maria Eduarda é uma dessas estudantes.
“Mesmo que a gente estude e esteja muito bem preparado, a gente chega em cima da hora pensando que vai esquecer tudo, que vai dar tudo errado. Vem uns pensamentos muito ruins, sabe? Mas é confiar na gente e seguir. Eu tento focar sempre nas revisões”, conta a estudante.
Para o professor de matemática Denizard Padrón, a revisão é de extrema importância nessa reta final de preparo.
“Eu acho que é importante fazer a revisão dos estudos para trazer uma certa tranquilidade para eles. A gente está em uma reta final e obviamente não dá para ele resgatar toda a matéria de um ano inteiro de muito esforço e muito trabalho. Mas ele rever aquelas anotações, as próprias revisões que ele construiu, faz com que ele perceba tudo aquilo que ele ganhou e ele cresceu nesse ano”, explica o professor.
Mais de três milhões de pessoas estão inscritas para o exame deste ano. O número total de registrados contabiliza tanto aqueles que vão participar da prova impressa quanto da prova digital, que teve a primeira edição aplicada no início de 2021.
A segunda etapa das avaliações acontece no dia 28 de novembro em todo o Brasil.
“VEM QUE TEM ENEM” NA TELA DA BAND
Para ajudar alunos a se prepararem para o exame, a Band em parceria com a Secretaria Estadual de Educação vai transmitir aulas preparatórias para o Enem em diversas disciplinas.
A ação é inédita já que é a primeira vez que esse formato de aulas é exibido na TV aberta.
“A gente entende que alguns tem dificuldade de internet, área de sombra. A intenção da Secretaria Estadual de Educação é fazer com que esse reforço para a prova do Enem chegue às casas de todos os nossos alunos”, explica o secretário da pasta, Alexandre Valle.
O conteúdo vai ao ar de segunda à sexta-feira em três horários:
- 6h45 - 07h30
- 12h15 - 13h30
- 18h15 - 19h30
Um aulão neste sábado vai preparar alunos para a prova de domingo focando nas áreas de Linguagem e Ciências Humanas.