Assaltos aterrorizam moradores de Ramos, na Zona Norte

Apenas em agosto desse ano, foram registrados 198 roubos de rua

Felipe de Moura*

Os assaltantes estavam fortemente armados.
Reprodução

Até caminhar na rua virou perigoso para os moradores de Ramos, bairro da Zona Norte do Rio. Um vídeo de uma câmera de segurança mostra três mulheres conversando na rua João Romariz por volta das 1h da manhã do último sábado (22).

Ocorreu um problema ao carregar o tweet

Nas imagens é possível ver que um carro preto liga a seta e encosta perto da calçada. Na sequência, dois criminosos descem do automóvel com as armas apontadas para as vítimas anunciando o assalto.

Uma das meninas ainda tenta escapar e um terceiro criminoso desce do veículo. Depois, um quarto bandido aparece, também armado, na porta do carro. Enquanto isso, os criminosos pegam os pertences das vítimas. Uma das meninas resiste em entregar algum objeto e o bandido começa a puxar com força até conseguir tirar dela. Os ladrões voltam para o carro e as meninas fogem.

“Está muito perigoso aqui. Essa rua não era assim, esse final de semana mesmo teve assalto aqui. Agora está complicado. Precisa de mais policiamento, mais segurança, o povo está jogado”, comentou Lucete Miranda, moradora do local.

Os moradores de Ramos se protegem como podem em meio ao aumento da violência e reclamação da falta de policiamento na região. Os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) revelam que, apenas em agosto, foram registrados 198 casos de roubos de rua, o maior número contabilizado em um mês no ano de 2022.

“A sensação é de muita insegurança. Meu filho de 19 anos foi assaltado recentemente. Ele estava vindo da escola, entrou no ônibus vazio, chegou um garoto, botou a mão debaixo da blusa e falou ‘se você não der o celular agora eu te mato’. Aí levaram o celular dele. Esses dias teve uma tentativa de assalto na porta da minha casa. Precisa de mais polícia na rua para acabar com essa violência”, falou Rosicleide Maia, que mora na região.

Em nota, a Polícia Militar informou que, “de acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), de janeiro a agosto deste ano, em comparação com o mesmo período de 2021, foram registrados 16 casos a menos de roubos a estabelecimentos comerciais na área de atuação do 22° BPM (Bonsucesso), responsável pelo policiamento no Bairro de Ramos. No indicativo dos roubos de rua, também houve queda de 15% na região no mesmo período.

A PM também afirmou que o 22° BPM “emprega policiamento no referido bairro, com equipes realizando abordagens sistematicamente. A unidade também já trabalha em conjunto com a delegacia da área para identificar e prender os envolvidos nas ações mencionadas”.

A educadora social Hilda Andrade mora no bairro há 40 anos e relatou que nunca viu a região tão violenta.

“As pessoas não podem andar com celular, têm que ficar atento sempre. Toda hora o pessoal está assaltando. Aumento bastante a violência aqui no bairro. Eu moro aqui há 40 anos e nunca vi esse bairro tão violento como nos últimos tempos. É necessário um policiamento mais ostensivo. Claro que não tem como ter uma viatura em toda rua, mas que eles circulem, isso já inibe bastante”.

*Sob supervisão de Natashi Franco

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.