Após 10 anos, Stock Car está de volta ao Rio

Etapa carioca será disputada no Aeroporto Internacional do Rio, o Galeão, e transmitida na tela da Band

Thales Teixeira (Sob supervisão de Natashi Franco)

Será a primeira pista em aeroportos internacionais do Brasil
Foto: Reprodução/TV Bandeirantes

O maior campeonato de automobilismo da América do Sul, a Stock Car Brasil, retorna à cidade maravilhosa em 2022. Nesta quarta-feira (15), no Palácio Guanabara, na Zona Sul da cidade, aconteceu a cerimônia de inauguração do evento.  

A última vez que os carros aceleraram aqui no Rio foi em 2011. As corridas estão previstas para acontecer a partir de abril do ano que vem e serão disputadas no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão.

“Eu já corri em alguns aeroportos. O último mais marcante foi em Berlim, na Alemanha, onde eu pude vencer. Isso há pouco tempo atrás já na pandemia em 2020. Mas o circuito Galeão é diferente. É um circuito extremamente rápido, muito largo, com várias possibilidades e oportunidades para os pilotos. A gente vai ver na corrida, a mais de 250 km/h, fila de três, quatro carros um do lado do outro disputando uma freada, porque o circuito permite isso. E quem for assistir, de qualquer ponto que estiver sentado na arquibancada, vai ver o circuito inteiro. Então, rapidíssimo (o circuito), várias oportunidades e eu tenho certeza que é um marco para essa volta do automobilismo no Rio. E que a gente vai ter muito anos, vai virar figurinha carimbada no calendário, sem dúvida nenhuma, a prova do galeão”, relatou o piloto carioca Cacá Bueno.

O piloto Cacá Bueno, pentacampeão da categoria, foi homenageado na cerimônia de inauguração da etapa do Rio e a pista onde a corrida vai acontecer levará o nome dele.

A etapa carioca, no Rio Galeão, será a primeira corrida de automobilismo profissional do Brasil a acontecer em um aeroporto, o que faz esse retorno da Stock Car à capital fluminense ainda mais especial.

“Sem dúvida nenhuma, sempre foi um sonho da Stock Car, de qualquer promotor de corrida, na verdade, fazer uma corrida em um aeroporto internacional. A gente sabe da complexidade disso, de parar uma pista do aeroporto. Mas a gente foi construindo a quatro mãos com o pessoal do Rio Galeão, com o governo do Rio de Janeiro, as coisas foram dando certo, e a gente foi conseguindo transpassar os desafios e barreiras todas e hoje estamos aqui para anunciar a corrida” afirmou o CEO da Vicar, empresa promotora da Stock Car no Brasil, Fernando Julianelli.

Na última edição disputada na cidade, a Stock Car ainda acontecia no antigo autódromo de Jacarepaguá, na Zona Oeste, que foi demolido para a construção do Parque Olímpico da Rio 2016. O governo do estado deseja construir um novo autódromo no estado do Rio.

“Há um grande desejo. A gente acha que um estado como o Rio de Janeiro não pode estar fora do circuito do automobilismo, da moto velocidade. Então a ideia de construir um autódromo no estado vem sendo trabalhada, sim. É um desejo nosso. Algumas prefeituras já se colocaram à disposição. Óbvio, é um empreendimento caro, que tem que ter a iniciativa privada junto. Então, alguns municípios já se demonstraram favoráveis. Agora, no próximo passo, o secretário Gutemberg, vai ver os projetos que são mais razoáveis para que a gente possa ver o que dá para o Estado ajudar, entrar junto, chamar patrocinadores, conversar, porque ter o automobilismo aqui, é fundamental para o nosso estado e é um desejo sim” declarou o governador do Rio, Cláudio Castro.  

Você vai acompanhar todas as emoções da temporada 2022 da Stock Car na tela da Band. Se prepare para acelerar junto com a gente.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.