UOL - O melhor conteúdo

Alerta Pri é disparado pela primeira vez no Rio

A tecnologia tem o objetivo de encontrar crianças desaparecidas no estado

Felipe de Moura (sob supervisão de Natashi Franco)

A tecnologia levou esse nome em homenagem à Priscilla Belfort, que desapareceu em 2004 Divulgação
A tecnologia levou esse nome em homenagem à Priscilla Belfort, que desapareceu em 2004
Divulgação

Um alerta para encontrar crianças desaparecidas foi disparado pela primeira vez na noite desta quarta-feira (23), no Rio, para três milhões de pessoas. O objetivo do Alerta Pri é divulgar informações dos desaparecidos nas primeiras 24 horas, para aumentar as chances de localização.

"É uma vitória de toda a população carioca e fluminense. Fico muito feliz de estarmos conseguindo avançar na causa do desaparecimento, fruto de uma Comissão Parlamentar de Inquérito que criei para investigar esses desaparecimentos", comentou o criador da Lei Alerta Pri, deputado estadual Alexandre Knoploch (PSC).

O Rio de Janeiro é o primeiro estado do país a contar com esse tipo de tecnologia voltado para combater o desaparecimento de crianças e jovens. A mensagem traz o nome da criança, idade e o link para o site da Polícia Civil, criado especialmente para o Alerta Pri.

A tecnologia levou esse nome em homenagem à Priscilla Belfort, irmã do lutador Vitor Belfort, que desapareceu em 2004 e nunca mais foi encontrada.

"O Alerta Pri se tornar uma realidade foi uma grande vitória de todos, especialmente das mães de desaparecidos. Só quem conhece a nossa dor somos nós, mais ninguém. Peço que as pessoas, ao receberem o alerta, não o ignorem. Qualquer informação sobre essas crianças pode salvar vidas", disse Jovita Belfort, mãe da Priscilla e do Vitor Belfort e apoiadora da iniciativa.

A tecnologia vai funcionar quando uma criança desaparecer no Estado e o registro for feito em uma distrital ou especializada. Com isso, a Delegacia de Descoberta de Paradeiros (DDPA) emitirá um informe às operadoras de telefonia. Assim, o alerta vai ser enviado para os números de celulares do Estado.

"O alerta já está sendo disparado e melhor que isso: ele vai ser sempre melhorado. Foi um início bem simplista, mas agora a gente já vai conseguir botar a hashtag Alerta Pri. A ideia é dar o máximo de informação para a gente poder mostrar para as pessoas que essa ferramenta precisa continuar e cair no gosto do fluminense. Quem puder se cadastrar, no 55190 para receber com prioridade, é muito importante", complementou o deputado Alexandre Knoploch (PSC).

Aceitar cookies

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Aceitar