Um homem suspeito de estuprar um menino de 12 anos foi preso em flagrante na noite de ontem, em Vargem Grande, Zona Oeste da cidade. Aylson Proença Doyle Linhares, de 58 anos, foi denunciado por um vizinho. De acordo com a denúncia, o filho dessa testemunha havia sido estuprado por Doyle.
A prisão em flagrante foi concluída após monitoramento do serviço de inteligência da Polícia Civil. Ao chegarem na casa de Doyle, os agentes ainda foram surpreendidos por diversos objetos nazistas, como bandeiras, fardas e um arsenal bélico. Uma carteirinha do partido nazista também foi encontrada na casa.
“Ele estaria realizando atos sexuais com crianças desse condomínio, inclusive com o filho das pessoas que nos procuraram para a denúncia. Nas diligências havia informações sobre a possibilidade de materiais nazistas na residência, mas não imaginávamos que era nessa quantidade”, comentou o delegado do caso, Luís Maurício Armond.
Entre os materiais apreendidos está o computador do preso. O histórico de navegação e os arquivos mostram que Doyle consumia conteúdos de pornografia infantil. Segundo moradores do condomínio, ele já teria tentado agarrar outras crianças.
Doyle teve a prisão temporária decretada pelo crime de estupro, mas por conta do material nazista encontrado na casa dele, agora ele também responderá por porte ilegal de armas, importunação sexual e discriminação racial.
De acordo com monitoramentos da ONG Safernet, houve um aumento no número de sites nazistas no Brasil nos últimos dois anos. Só em 2020, a ONG conseguiu retirar do ar mais de sete mil páginas com esse tipo de conteúdo, em 2019 o número ficou em torno dos 1,5 mil.