Um homem suspeito de estupro e de produção de conteúdo de abuso sexual infanto-juvenil foi preso nesta sexta-feira (3) em Minas Gerais, pela Polícia Civil do Rio. Marco Antônio Costa se aproveitava da confiança dos responsáveis pelas crianças, que eram suas vizinhas, para praticar os crimes na Baixada Fluminense e na Região Serrana do Rio.
As investigações começaram em novembro de 2021, quando a Polícia Federal compartilhou a informação de que Marco Antônio armazenava e enviava para contatos imagens e vídeos de abuso sexual infantil em redes sociais. Na época, os agentes da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima se deslocaram para o bairro Habitat, em Três Rios, para cumprir o mandado de busca e apreensão na casa do suspeito, mas ele fugiu.
De acordo com as informações, o homem de 55 anos é acusado de estupro de vulnerável de pelo menos cinco crianças, entre 6 e 11 anos. Na manhã desta sexta-feira (3), o criminoso foi surpreendido com os policiais do Rio de Janeiro em sua casa em Minas Gerais, enquanto conversava com dois menores de idade. A Polícia Civil do Rio teve apoio dos agentes de MG.
“Chamou a atenção dos investigadores que o homem colecionava carteirinhas de escolas de suas principais vítimas, o que era utilizado por ele como um tipo de troféu”, afirmou Luiz Henrique Marques Pereira, delegado responsável pelo caso.
Na investigação, os policiais também encontraram diversos DVDs de conteúdos pornográficos, revistas infantis, brinquedos e uma caixa de papelão, possivelmente utilizada para esconder equipamentos de gravação sem que as vítimas percebessem.
*Sob supervisão de Christiano Pinho