Um feirão de renegociação de dívidas é promovido pelo Procon do Estado do Rio de Janeiro a partir desta segunda-feira (18). O evento vai contar com a presença de instituições financeiras, concessionárias de serviços públicos e empresas de telefonia e telecomunicações.
Consumidores inadimplentes vão poder receber descontos sobre as dividas durante o evento do Procon. Durante a última edição da ação, pessoas receberam o perdão de até 99,9% das dívidas.
Além disso, o nome dos consumidores vai ser retirado dos serviços de proteção ao crédito depois do pagamento da primeira parcela da negociação. A limpeza do nome possibilita um retorno ao mercado de consumo.
A ação vai ser dividida em três semanas e vai acontecer na sede do Procon, no Centro do Rio. Qualquer consumidor pode participar da ação e é necessária a apresentação de documentos de identificação, de comprovação da dívida e de residência. A distribuição de senhas acontece entre as 10h e as 14h.
"É uma oportunidade de quitar dívidas com condições especiais. Essa vai ser a maior ação de negociação já realizada pelo Procon Estadual. Essas ações ajudam milhares de consumidores e fornecedores a chegarem a um acordo favorável, em especial para os consumidores, que são os mais vulneráveis", afirmou Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ e secretário de Desenvolvimento Econômico.
PROGRAMAÇÃO
A primeira semana, entre esta segunda-feira (18) e a próxima sexta-feira (22), vai ser dedicada as negociações com as instituições financeiras. Bradesco, Santander, Itaú, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e BMG são os bancos já confirmados na ação.
Entre eles, o Banco do Brasil vai fazer propostas para todos os casos de inadimplência; a Caixa vai negociar dívidas a 60 dias e vai atender Pessoa Física, Jurídica e casos de financiamento imobiliário; o Itaú vai fazer propostas para dívidas com mais de 90 dias com exceção de casos de financiamentos de veículos, imobiliários e consórcios.
A segunda semana vai focar nas concessionárias de serviço público e vai ocorrer entre a próxima segunda-feira (25) e o dia 29 de julho. As empresas confirmadas no evento são: Naturgy, Light, Cedae, Zona Oeste, Enel, Grupo Águas do Brasil (Juturnaíba e Niterói), Águas do Rio e Iguá.
A Enel vai atender casos de dívidas com pagamentos atrasados por mais de 90 dias e vai oferecer propostas sem entrada e com até 24 parcelas para a consumidores residenciais e rurais. A Zona Oeste vai fazer propostas com descontos de até 30% para parcelamentos em 6 vezes, 15% para parcelamentos em 10 vezes, 10% para parcelamentos entre 16 e 34 vezes e 5% para parcelamentos entre 34 e 48 vezes. Águas do Rio e Cedae também vão estar presentes negociando dívidas e esclarecendo dúvidas sobre a pagamentos e procedimentos das empresas.
A empresa Iguá vai oferecer isenção de 100% de juros e multa por atraso e entrada de 30% para todas as negociações. O parcelamento máximo das dívidas é de no máximo 12 vezes para pagamentos com atraso de até 60 dias, 15 vezes para atrasos entre 61 e 120 dias, 20 vezes para atrasos superiores a 120 dias.
A terceira e última semana do evento vai acontecer entre os dias 1 e 8 de agosto e vai ter a presença de empresas de telecomunicações. Oi, Claro, Tim e Vivo são as empresas confirmadas na ação.
A Oi vai atender casos ligados a telefonia fixa, banda larga e TV. A Claro vai fazer propostas para os casos de dívidas com atrasos superiores a 49 dias. A Tim vai estar disponível para fazer propostas de negociações com qualquer débito.
*Estagiário sob supervisão de Stephanie Mendonça