Ação de Natal reúne crianças disponíveis para adoção no município do Rio

Crianças e adolescentes receberam presentes e tiveram a visita do Papai Noel

Beatriz Duncan

No Brasil, cerca de 4 mil crianças aguardam por uma família
Moabe Ferreira/Band Rio

283 crianças estão à espera de uma família no estado, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Justiça. Este número representa uma parcela de 7% de todas as crianças disponíveis para adoção em todo o país, colocando o Rio de Janeiro no top 4 de estados com maior número de espera, ficando atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. No Brasil, o número de crianças em espera já chega a 3.955.

Com esses números, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e o Santuário do Cristo Redentor se uniram para realizar uma ação de Natal junto com 40 crianças de abrigos do estado para celebrar a data festiva. Ao longo do evento, presentes foram distribuídos pelas mãos do próprio Papai Noel. A cerimônia contou com uma benção do Padre Omar.

“Nós temos muitas crianças em nossas realidades que estão ali, desamparadas, necessitadas de um lar, de uma família, de um abraço. Por isso unimos forças para poder fomentar ainda mais essa sensibilização da sociedade sobre esse tema”, conta o reitor do Santuário do Cristo Redentor.

Das crianças disponíveis, mais de 20% tem algum tipo de deficiência. Outras 21% tem algum problema de saúde. Esses são apenas dois fatores que dificultam a busca por uma família. A idade é mais um deles além da adoção em conjunto, ou seja, de crianças e adolescentes junto de seus irmãos.

Mas quatro crianças conseguiram superar esta barreira e agora já estão em processo para continuar com uma família. Eles conversaram com a nossa reportagem durante o evento e relataram a gratidão e a alegria por esses pais.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.