Uma ligação clandestina em um motel na Zona Norte do Rio foi descoberta pela Águas do Rio, uma das concessionárias de distribuição de água que venceram o leilão da Cedae. O nome do estabelecimento não foi divulgado.
A Operação “Acabou o Amor”, que tem esse nome em homenagem a um cântico da torcida do Flamengo, detectou um “gato” de água no primeiro estabelecimento a ser fiscalizado pela ação, que começou nessa quinta-feira (26).
A fiscalização continua nesta sexta-feira (27), já tendo localizado irregularidade em outro motel carioca. A ação vai operar nas 27 cidades que fazem parte da área de atuação da Águas do Rio.
“Por trás da operação, existe um trabalho de inteligência que analisa o histórico de consumo dos estabelecimentos. Com essas informações, os técnicos vistoriam os locais com indícios de irregularidade”, disse o coordenador de serviços Anderson Araújo.
Já no primeiro dia de operação, os técnicos encontraram uma fraude em um dos motéis mais famosos do Rio. A administração foi notificada e a ligação irregular encontrada no ramal do cliente foi retirada.
"O que chama atenção nesse tipo de operação é o perfil do consumidor. São estabelecimentos comerciais que podem pagar pela água que utilizam, mas que desviam a medição ou recorrem a artifícios ilegais para não registrarem o consumo e, consequentemente, pagarem menos na fatura", ressaltou a gerente comercial Mariana Rahba.
*Sob supervisão de Christiano Pinho