Rei Momo já é dono da cidade: abertura oficial do Carnaval acontece hoje

Prefeito Eduardo Paes entrega as chaves da cidade para o Rei Momo nesta sexta-feira (17), em tradição histórica

Ana Clara Prevedello*

Após abertura oficial do Carnaval, bloco das Carmelitas aconteceu hoje (17)
Divulgação Band TV

O Carnaval começa oficialmente nesta sexta-feira (17). A cerimônia tradicional de entrega das chaves para o Rei Momo, realizada pelo prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, aconteceu às 11h30, no Palácio da Cidade, em Botafogo.

Depois de dois anos da pandemia da Covid-19, o evento aconteceu com muitas celebrações por parte do Rei Momo, Wilson Neto. Além do Rei, a Rainha do Carnaval, Taiana Rodrigues, a primeira princesa, Luara Lino e a segunda princesa, Deisiane Jesus, também estavam presentes.

A bateria da escola de samba São Clemente, sob comando do Mestre Caliquinho, e a Banda da Guarda Municipal estavam na cerimônia.

"É um prazer incrível, eu nem dormi esta noite de tanta ansiedade. Passamos dois anos com muita saudade do maior espetáculo da Terra. Que neste carnaval só reine a alegria, a espontaneidade e a liberdade de expressão. Como monarca da folia, declaro aberta a maior manifestação popular e cultural do mundo, que é o Carnaval carioca. Viva o samba!", celebrou Wilson Neto, o Rei Momo.
Ocorreu um problema ao carregar o tweet

E com a entrega da chave, o Carnaval já começa com muita alegria e ruas lotadas: o tradicional bloco das Carmelitas aconteceu hoje à tarde (17), em Santa Teresa, região central da cidade. A origem é de 1990, quando um grupo de peladeiros, depois de uma partida, conversavam sobre a criação de um bloco carnavalesco.  

O grupo homenageou as irmãs do Convento Santa Teresa, e a lenda foi criada por um dos homens, que jurou ter visto uma freira pulando o muro do Convento para aproveitar o Carnaval. Por conta disso, a celebração ocorre na sexta e na terça-feira.

No primeiro dia, que acontece hoje, a freira "pula o muro" para cair na folia. No segundo dia, terça-feira, ela volta para o Convento, e o bloco sai do Largo dos Guimarães em direção à Ladeira Santa Teresa. 

Três anos sem Carnaval, nada melhor do que subir o bloco de Carmelitas de carmelita. Ainda está fresco, está tranquilo, dá pra curtir de boa", celebra um dos foliões, que foi para o bloco fantasiado de freira. 

 

RELEMBRE A HISTÓRIA DO REI MOMO

Você sabe porque se entrega a chave da cidade ao Rei Momo? A tradição vem da mitologia grega: Momo, o Deus da Festividade, era conhecido pelo seu sarcasmo e extravagância. Como debochava de outros deuses, foi expulso do Olimpo e enviado para a Terra. No Brasil, foi representado pela primeira vez em 1910, pelo palhaço, artista de circo e cantor mineiro Benjamim de Oliveira.

Mas a representação oficial de Benjamim de Oliveira como dono da cidade durante o Carnaval só aconteceu em 1933. O jornal A Noite, posteriormente, resolveu ter como representante do rei Momo o jornalista Moraes Cardoso, que seguiu no posto até sua morte, em 1948.

Seus substitutos eram escolhidos por agremiações carnavalescas e jornalísticas, e aclamados com confete e serpentina. Em 1968, a eleição do Rei Momo foi oficializada por lei estadual no Rio de Janeiro e, em 1988, por lei municipal.

Wilson Neto na cerimônia de entrega da chave

TEM MAIS CARNAVAL: BAND TRANSMITE DESFILES DA SÉRIE OURO NO SAMBÓDROMO

A Band transmite hoje (17) às 21h e amanhã (18), às 20h30, os desfiles das quinze escolas de samba da Série Ouro. Os comentaristas Glenda Kozlowski e Sergio Mauricio estarão no Camarote nº1, para descrever as apresentações de cada agremiação.

A transmissão deve terminar por volta das 6h da manhã, e o público pode acompanhar toda a festa pelo Youtube da BandRio, pela BandPlay ou pelo site: https://www.band.uol.com.br/entretenimento/carnaval, que também disponibiliza votação para as escolas preferidas e para avaliar o enredo.

*Sob supervisão de Natashi Franco 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.