95 ambulantes recebem alvará para venda de mate nas praias do Rio

Os comerciantes também vão receber um curso visando o atendimento ao turista. Desde 2012, a esses vendedores eram considerado Patrimônio Imaterial do Rio de Janeiro.

Júlia Zanon*

O evento de entrega dos alvarás aconteceu nesta quinta-feira (11), no Palácio da Cidade.
Divulgação / Rafael Catarcione

A Prefeitura do Rio concedeu licença para 95 ambulantes que trabalham nas orlas da cidade vendendo mate.O evento de entrega dos alvarás aconteceu nesta quinta-feira (11), no Palácio da Cidade, em Botafogo, Zona Sul do Rio. A licença é válida até junho de 2024.

“O vendedor de mate é fundamental nas praias do Rio, um grande símbolo da cidade, precisa ser valorizado. É com muito orgulho e felicidade que a gente concede as licenças para essas pessoas que precisam trabalhar e que ajudam na economia da cidade. Além disso, a licença traz segurança jurídica para essas pessoas trabalharem e auxilia o trabalho de fiscalização que a Seop faz nas praias”, explicou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale. Os vendedores de mate são considerados patrimônio imaterial da cultura do Rio.

Além dos alvarás, os ambulantes de mate também vão receber um curso de capacitação, visando o atendimento ao turista, que vai ser supervisionado pela Subprefeitura da Zona Sul.

“Além de regulamentar o trabalho dos profissionais de Mate, vamos oferecer capacitação para legitimar ainda mais a atuação deles, na próxima sexta-feira (19), ofereceremos um curso de boas práticas ministrado pela IVISA [...] Essas iniciativas fazem parte dos esforços da Prefeitura para ordenar os espaços incluindo as praias, que são um atrativo diferenciado da paisagem carioca”, disse Flávio Valle, subprefeito da Zona Sul.

As licenças poderão ser renovadas no próximo ano com o pagamento da Taxa anual de Uso de Área Pública (TUAP) no valor de R$ 72,45. Com essa licença em mãos, os contemplados poderão atuar na venda de mate em qualquer parte da orla carioca.

Segundo a Prefeitura, um estudo de 2022 da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Simplificação (SMDEIS) mostrou que o comércio nas areias cariocas movimentou R$ 4 bilhões por ano.

*Sob supervisão de Helena Vieira

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.