Mais de 400 pessoas foram presas em todo o estado do Rio de Janeiro no Carnaval. 54 adolescentes foram apreendidos e mais de 461 pessoas foram conduzidas a delegacias do estado fluminense. Contra 43 delas, existiam mandados de prisão em aberto.
Aberto Santos Dias, um dos criminosos com mandado de prisão em aberto na polícia, foi encontrado nesta terça-feira (21) na Praia dos Anjos, em Arraial do Cabo. Conhecido como Beto, o homem era gerente do tráfico na comunidade da Chacrinha, no Morro do Turano, na Zona Norte do Rio.
Aberto estava curtindo a praia no período de Carnaval e foi surpreendido pela ação da PM, que contou com o auxílio de um helicóptero, na praia, para a prisão.
Além das prisões, a Polícia Militar apreendeu 190 objetos perfurocortantes que poderiam ser utilizados para crimes nos megablocos do Centro da cidade. Sessenta armas também foram apreendidas, e cinco eram fuzis. A operação aconteceu entre a sexta-feira da semana passada (17) e esta quarta-feira (22), com 24 pontos de bloqueio e revista com detectores de metais. Os policiais também fizeram abordagens nos principais acessos às vias onde aconteceram os blocos.
“Neste Carnaval de 2023, a Polícia Militar empregou um amplo esquema especial para garantir a diversão dos foliões fluminenses em segurança. Com o aumento de 15% em relação ao efetivo do último Carnaval antes da pandemia, mais de 14 mil policiais militares foram distribuídos diariamente pelas ruas da capital, e nas festividades em todo estado”, explicou o tenente da PM Joubert Santos, porta-voz da corporação.
POLÍCIA MILITAR ATUOU NO SAMBÓDROMO, NAS ESTAÇÕES DE METRÔ E NAS PRAIAS DA CIDADE
A Polícia Militar apreendeu 19 objetos cortantes durante os quatro dias de desfiles na Marquês de Sapucaí, que aconteceram de sexta (17) à segunda-feira (20).
Pontos de revista, com detectores de metais, também foram instalados nas estações de metrô da Zona Sul, como na Antero de Quental, Nossa Senhora da Paz, General Osório, Siqueira Campos, Cantagalo e Cardeal Arcoverde.
A operação esteve presente nas praias da cidade, para garantir a segurança de cariocas e turistas. A polícia atuou na Zona Sul e Oeste do Rio, e na região litorânea de Niterói.
BATALHÃO DE POLÍCIA RODOVIÁRIA APONTA QUEDA DE 45% NO NÚMERO DE MORTOS EM ACIDENTES DE TRÂNSITO DURANTE CARNAVAL
Dados do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) apontam uma queda de 45,5% no número de vítimas fatais em acidentes de trânsito, nas estradas do Rio de Janeiro, nos dias de Carnaval de 2023. A comparação é feita com o mesmo período do ano passado.
Os acidentes de trânsito também diminuíram: 56 foram registrados em 2023. Em 2022, foram 63, uma redução de 10%.
*Sob supervisão de Natashi Franco