Pedro precisa de 90 minutos na Seleção

João Lidington

Na área, por João Lidington

Jornalista, amante do jogo explicado por números e estatísticas e apreciador do bom futebol; do "tiki taka" à licença poética do chutão.

Pedro ainda não atuou nos amistosos de setembro da Seleção
Pedro ainda não atuou nos amistosos de setembro da Seleção
Lucas Figueiredo / CBF

Tite ouviu o clamor nacional por Pedro e convocou o atacante do Flamengo para os amistosos de setembro contra Gana e Tunísia. Diante dos ganeses, o treinador brasileiro sequer colocou o jogador em campo; nem alguns minutinhos para suar a camisa. Tudo bem. Não concordei, mas respeito. São escolhas do Professor... Richarlison jogou, brilhou e mostrou que será importante no Mundial, mas isso todo mundo já sabia. Ou alguém aqui duvida que o Pombo estará na lista final de Adenor Bachi?

A pergunta que ainda não tem resposta é se Pedro vai ou não para a Copa do Catar. E para sabermos é necessário que Pedro jogue contra a Tunísia. Não faz sentido levar o centroavante apenas para treinar na França com o restante da delegação brasileira. A experimentação em campo, durante os 90 minutos, é determinante para ele conseguir arrumar as malas rumo ao Mundial. E, ainda assim, não suaviza a corrida desigual por uma vaga como camisa 9 do Brasil. 

Pedro atuou na Seleção Brasileira por apenas 14 minutos, em partida contra a Venezuela pelas Eliminatórias em 2020. Já seus concorrentes tiveram muito mais oportunidades com a camisa verde e amarela. A começar por Richarlison. O ex-jogador do Fluminense esteve em campo 2.145 minutos sob o comando de Tite. Matheus Cunha, que corre por fora, tem 326 minutos pelo Brasil. É ou não desproporcional?

Se começar jogando nesta terça-feira (27), Pedro terá um teste mais difícil com os tunisianos do que Richarlison teve contra os ganeses. Isso porque a Tunísia é conhecida como a Itália da África, por ter um estilo mais defensivo, com linhas baixas e resultados pouco elásticos. A zaga tunisiana levou apenas 2 gols nos 8 jogos disputados nas Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo. Nos últimos três amistosos nenhum gol sofrido. Enfim... que Tite permita 90 minutos para Pedro contra a Tunísia. Não equilibrará a disputa com os concorrentes, mas pelo menos deixará uma última impressão que pode fazer a diferença na hora da lista final.