Na área, por João Lidington
Jornalista, amante do jogo explicado por números e estatísticas e apreciador do bom futebol; do "tiki taka" à licença poética do chutão.
O tal “fator casa” definirá o destino do Fluminense em 2022. O Maracanã pode fazer a diferença para o Tricolor nesta reta final de Campeonato Brasileiro. Depois de vencer o Juventude, por 4 a 0, o Flu ainda jogará mais quatro vezes como mandante na competição. São 12 pontos em disputa. Brigando pelo título, o time de Diniz pegará uma vaga direta para a Libertadores do ano que vem, se tiver 100% de aproveitamento. E isso vai acontecer! Ainda mais se der a lógica até aqui.
Os números mostram que realmente o Fluminense é forte demais jogando ao lado do seu torcedor. O Tricolor defende uma invencibilidade de mais de 100 dias no Maraca. O último revés foi um 2 a 0, no dia 11 de junho, diante do Atlético-GO. De lá pra cá: 12 jogos, com 9 vitórias e 3 empates, sendo um aproveitamento de 83,3%. O período inclui partidas da Copa do Brasil e do Brasileirão:
Fluminense 2 x 0 Avaí (Brasileirão)
Fluminense 2 x 1 Cruzeiro (Copa do Brasil)
Fluminense 4 x 0 Corinthians (Brasileirão)
Fluminense 2 x 1 Ceará (Brasileirão)
Fluminense 1 x 0 Cuiabá (Brasileirão)
Fluminense 2 x 2 Fortaleza (Copa do Brasil)
Fluminense 5 x 2 Coritiba (Brasileirão)
Fluminense 2 x 2 Corinthians (Copa do Brasil)
Fluminense 1 x 1 Palmeiras (Brasileirão)
Fluminense 2 x 1 Fortaleza (Brasileirão)
Flamengo 1 x 2 Fluminense (Brasileirão)
Fluminense 4 x 0 Juventude (Brasileirão)
O Fluminense não conseguia impor uma sequência desta no Maracanã desde o final de 2009, quando teve aquela arrancada espetacular contra o rebaixamento, comandado por Gum, Fred e o técnico Cuca.
E o bom momento do Tricolor no estádio reflete na presença de torcedores nas arquibancadas. No jogo de despedida de Fred, 63.707 pessoas foram ao Maraca, garantindo assim o maior público tricolor no Brasileirão 2022. Tudo bem que era uma situação especial, só que a média geral de torcedores também é louvável: quase 28 mil pagantes por partida. Esse é o maior número do clube desde o Brasileirão de 1984, quando a média foi de mais de 29 mil pagantes e numa época em que o Maracanã cabia muito mais gente.
Os próximos compromissos do Fluminense no estádio são: América-MG (09/10), Botafogo (23/10), São Paulo (05/11) e Goiás (09/11).