Dia Nacional do Samba terá programação especial com mini desfiles

Celebração na Zona Portuária também contará com exposição de fantasias, concurso da Corte LGBTQIAPN+ e gastronomia típica

Lucas Dellatorres

Carnaval na Band Rio

Fique por dentro de tudo que acontece no maior espetáculo a céu aberto do mundo. Lucas Dellatorres, jornalista da TV Band, mostra os detalhes do Carnaval do Rio de Janeiro.

A Unidos do Viradouro será uma das agremiações que se apresentará
A Unidos do Viradouro será uma das agremiações que se apresentará
Alex Ferro | Riotur

O Dia Nacional do Samba será comemorado pelas Escolas de Samba do Grupo Especial em dose dupla. Mantendo a ordem dos desfiles oficiais programados para os dias 11 e 12 de fevereiro, no Sambódromo, elas se apresentarão em mini desfiles nas noites de 1º e 2 de dezembro, na Cidade do Samba, na Zona Portuária. Esse é o segundo ano consecutivo em que a Liesa promove junto às escolas essa prévia do que as agremiações levarão para a Marquês de Sapucaí em fevereiro.

As bases principais do evento foram acertadas entre os representantes das Agremiações na noite desta terça-feira (31) em reunião plenária realizada na Cidade do Samba. Os dirigentes foram informados que cada agremiação terá um contingente de 300 componentes, entre eles comissão de frente, passistas, baianas, mestre-sala e porta-bandeira e bateria, com 30 minutos para desfilar entre os barracões da Beija-Flor de Nilópolis e o da Imperatriz Leopoldinense. Também terá um esquenta na tenda maior, recordando sambas que marcaram o espetáculo, e queima de fogos.

Na sexta, dia 1º dezembro, desfilarão: Porto da Pedra, Beija-Flor, Salgueiro, Grande Rio, Unidos da Tijuca e Imperatriz. Já no sábado, dia 2 de novembro, se apresentarão: Mocidade, Portela, Vila, Mangueira, Tuiuti e Viradouro. Os portões da Cidade do Samba serão abertos ao público às 20 horas.

Venda de ingressos, shows musicais e outros detalhes do evento ainda estão sendo discutidos com a Prefeitura do Rio e a Riotur, parceiras no espetáculo.