Receitas

Como a Festa Junina é comemorada ao redor do mundo? Veja 6 tradições diferentes

Nem só de Brasil se mantêm vivas as tradições juninas; conheça mais seis países que celebram a data comemorativa com muita arte e cultura

Da Redação

Como a Festa Junina é comemorada ao redor do mundo? Veja 6 tradições diferentes
Agência Brasil/Marcello Casal Jr

Se tem um evento que o brasileiro sabe organizar é o São João, mas você sabia que a tradição da Festa Junina não se limita somente ao nosso país? Pois é! A festança com decoração colorida, música animada e muita comida típica acontece em outros lugares ao redor do mundo, cada um com suas tradições. Leia mais para saber os detalhes!

Tem festa junina em outros países?

Sim e não são poucos. Ao menos seis países têm registros da data comemorativa, celebrada com festa divertida ou com uma homenagem religiosa (ou até mesmo os dois!). Entenda mais sobre esse evento que envolve muito mais do que apenas comida boa:

Espanha

Na Espanha, a Festa Junina é uma celebração de São João, ou San Juan, e do início do verão, que é marcado por atividades mais refrescantes — por isso, balões d’água são vistos voando de um lado para o outro.

Mas é a fogueira que é a verdadeira protagonista da Festa Junina espanhola — geralmente, montada na praia e "abastecida" com móveis velhos, roupas e objetos que não não são usados mais. Os corajosos saltam por cima do fogo e fazem um pedido!

Canadá

A festa de São João também encontrou seu lugar no Canadá, mais especificamente nas cidades que foram colonizadas pelos franceses. Em Quebec, por exemplo, acontece um desfile de rua todo politizado e nacionalista que deixa a natureza religiosa de lado, com músicas com instrumentos de sopro, acrobatas e até bonecos gigantes.

Portugal

Lisboa e Porto ficam repletas de bandeirinhas coloridas e uma atmosfera de alegria durante o mês de junho — como no Brasil! É nesse período que brasileiros e portugueses celebram em conjunto as tradições compartilhadas de festas nas ruas, pessoas dançando e muita comida boa.

Dinamarca

Lá, a Festa Junina tem nome de Sankthans ("São João" em dinamarquês) e o costume de acender uma fogueira. Antigamente, as pessoas jogavam uma bruxinha feita de palha e pano para relembrar os tempos de caça às feiticeiras na Europa.

Hoje, a data é celebrada com um jantar em casa com família e amigos com uma caminhada coletiva no fim da tarde até o parque ou praia em que está a fogueira. Interessante, não é mesmo?

Noruega

Muito parecida com a Dinamarca, o arraial da Noruega também é conhecido como Sankthans. A tradição é servir um banquete com pratos regionais, incluindo salsichas grelhadas, cachorro-quente e arroz-doce com manteiga e canela.

França

Aposto que você não sabia dessa, mas a quadrilha não é uma tradição brasileira e sim francesa. Por lá, a Fête de la Saint-Jean (ou Festa de São João, em português) tem uma fogueira para homenagear João Batista, além da tradicional fogueira e dança com as pessoas com os braços entrelaçados.

Japão

Arte, dança, comida e fogos de artifício também marcam o mês de junho no Japão com o Festival Atsuta. O evento combina elementos tradicionais brasileiros com a delicadeza e precisão da cultura japonesa, oferecendo um exibições de lanternas, quitutes típicos e dança de quadrilha.

Mais notícias

Carregar mais