Diante dos casos de virose na Baixada Santista, a Secretaria de Saúde de São Paulo tem orientado banhistas a evitarem entrar no mar 24 horas após chuvas.
Segundo a coordenadora da Secretaria de Saúde, Regiane de Paula, as fortes chuvas nesta época do ano podem levar esgoto ao mar, o que pode provocar infecções e viroses.
"Recomendamos às pessoas que estão na praia que aguardem pelo menos 24 horas para entrar no mar após as chuvas. Essas chuvas podem trazer dejetos e retorno de esgoto para as praias então a gente tem esse cuidado quando falamos de chuva", disse Regiane em entrevista ao Manhã Bandeirantes, da Rádio Bandeirantes, nesta quarta-feira (8).
Amostras de fezes e da água das localidades que apresentaram o surto de gastroenterite estão em análise no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.
Segundo a coordenadora, a hipótese mais forte é de que se trate de uma contaminação da água do mar, e não de um surto relacionado a alimentos consumidos no litoral.
"Como a gente tem aqui altas temperaturas, população que transita na praia, e esses episódios aconteceram no Guarujá, na Praia Grande e em Santos não deve ser um surto alimentar", explicou Regiane.
Os mais de 7 mil casos na Praia Grande, por exemplo, tratam-se de uma infecção fecal oral, mas ainda não se sabe o tipo de vírus. O resultado dos exames devem sair nos próximos dias, segundo a coordenadora. Também há casos de virose no Guarujá, em Santos, São Vicente e em algumas cidades do Litoral Norte.