Após as festas de Ano Novo, começa a dura volta do paulistano para casa. A Baixada Santista recebeu mais de um milhão de veículos no fim de dezembro, e essas pessoas precisam subir a serra em algum momento.
Em entrevista para a Rádio Bandeirantes, Marcio Vono, coordenador de tráfego da Ecovias, explicou a situação nas estradas do litoral e deu dicas para quem não quiser ficar parado no trânsito.
Qual é o melhor momento para voltar da Baixada Santista para São Paulo
Segundo Vono, dois terços dos turistas já deixaram a região depois do Réveillon. Mesmo assim, ainda restam 300 mil veículos pegarem a estrada.
Quem quiser tranquilidade na viagem, o ideal é voltar antes do fim de semana, principalmente entre esta quinta (2) e sexta (3).
“Hoje, quem tiver condições de subir no período após às 18, 19 horas com certeza encontrará melhores condições de fluxo. As pessoas que tiverem condições de aguardar mais um pouco, aguardem em suas casas até o fim do período da tarde. Seguir viagem amanhã também no período da manhã é uma boa opção”, explicou Vono.
Quem esperar até o fim de semana, terá mais dor de cabeça pela frente. A dica, nesse caso, é sair cedo ou tarde de casa.
“No sábado, as pessoas que querem retornar com o maior tranquilidade, podem antecipar essa subida ainda ao máximo para o período da manhã. À tarde já tem um volume maior de descida, esse volume ele começa a reduzir a partida das 20 horas”, disse o coordenador.
No domingo, o volume de tráfego deve ser intenso a partir das 9 da manhã. Uma solução pode ser curtir mais um dia de praia, e só voltar para São Paulo de noite.
“Se deixar mais para o final da tarde é realmente a situação acaba ficando mais crítico. Então as pessoas que puderem antecipar ou voltar na madrugada de domingo para segunda também terão melhores condições de tráfego”, afirmou Marcio Vono.