Um surto de casos da doença de Chagas na Bahia acende um alerta para o aumento do risco de transmissão no Brasil. Só este ano no estado, foram cinco casos confirmados e uma morte - de uma menina de 12 anos.
A Bahia não registrava casos há mais de cinco anos. O inseto que transmite a doença, conhecido popularmente como "barbeiro" é comum em estados do Norte e Nordeste.
A transmissão acontece principalmente através de alimentos, como caldo de cana e açaí, muito comuns na região, que concentra mais de 90% dos casos.
A recomendação para comer esses alimentos é optar por lugares com boa condição de higiene e inspecionados pela vigilância sanitária. Em alguns casos, a doença não apresenta sintomas, mas os contaminados podem ter dores no abdômen, nos músculos, inchaço ao redor dos olhos e irritação na pele.
De acordo com o Ministério da Saúde, a doença de Chagas é responsável por mais de 4 mil mortes por ano no país. Atualmente, cerca de 1 milhão de pessoas convivem com a doença na forma crônica.