A SPTrans troca 20 mil cartões após uma falha ter bloqueado o Bilhete Único de cerca de 40 mil passageiros. A empresa que gerencia o sistema público de ônibus da cidade de São Paulo já ampliou o atendimento em postos para agilizar a regularização.
A Prefeitura da capital ainda precisa responder aos questionamentos do Tribunal de Contas do Município sobre o que levou ao problema. O órgão ainda pediu esclarecimento sobre as medidas tomadas e cobrou formas de diminuir o impacto sobre os usuários prejudicados.
Hoje, o tema será tratado durante sessão plenária do TCM. Apesar dos esforços da gestão municipal, a terça-feira ainda foi marcada por queixas de quem precisa do Bilhete Único.
A SPTrans esclarece que não houve fraude ou vazamento de dados dos usuários. Os passageiros que buscam atendimento nos postos estão recebendo um atestado de comparecimento.
Segundo a empresa, a troca dos cartões é gratuita e com a restituição dos valores, mas o prazo para cair os créditos pode demorar até 62 horas.
A SPTrans mantém a orientação para que todas as empresas de ônibus liberem o desembarque pela porta dianteira dos passageiros cujos cartões estejam bloqueados. Nos trens da Via Mobilidade, Metrô e CPTM, a entrada deve ser liberada na catraca.
Os postos da SPTrans em Santana e Jabaquara tiveram o atendimento ampliado e funcionam entre 6 da manhã e 10 da noite ao longo desta semana.