SPTrans será extinta e frota de ônibus da capital paulista deve ser modernizada

Gerenciamento da frota será feito pela SP Regula, agência que cuida dos contratos de concessão de lixo, iluminação pública e do serviço funerário municipal

Da redação

A SPTrans, autarquia que gerencia o transporte coletivo na cidade de São Paulo, será extinta. O prefeito Ricardo Nunes já havia mencionado a possibilidade de extinção da empresa. A informação é do apresentador do jornal Manhã Bandeirantes, Marco Sabino.

Agora, o gerenciamento da frota será feito pela SP Regula, agência que cuida dos contratos de concessão de lixo, iluminação pública e do serviço funerário municipal. Com isso, a SP Regula vai concentrar cerca de R$ 20 bilhões em contratos com empresas concessionadas.  

A ideia da gestão municipal é modernizar a frota de ônibus da capital e aplicar inteligência artificial no controle do tráfego de ônibus da capital e nos terminais.  

A extinção da SPTrans foi confirmada após uma visita de Nunes à empresa. Ele questionou uma das funcionárias sobre o número de passageiros que usavam o transporte coletivo naquele momento.  

A agência, no entanto, só tinha o número de passageiros de uma semana atrás. Nunes teria ficado irritado com a resposta. A SPTrans tem uma frota de cerca de 12 mil ônibus e todo o sistema envolve R$ 12 bilhões de movimentação.  

Segundo informações de bastidores, após a visita Nunes se convenceu de que a SPTrans precisava ser extinta. Com a transferência da gerência da frota de ônibus, a SP Regula se tornará uma "super agência", segundo Sabino, cuja presidência será disputada na próxima gestão de Nunes.  

Troca de secretariado

Até então, o atual secretário de Mobilidade e Trânsito era Hugo Koga, que assumiu a secretaria a menos de duas semanas quando Celso Gonçalves Barbosa foi exonerado. Koga era secretário-adjunto da pasta desde 2019.  

Com as duas pastas unidas, Miranda comandará o transporte coletivo, pela SPTrans, e o trânsito da cidade, pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Miranda está no comando da secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana desde fevereiro de 2022. Anteriormente, ele atuou como procurador do município.  

Novas trocas no secretariado da cidade devem ocorrer em dezembro. Em janeiro, Nunes assume seu segundo mandato na prefeitura de São Paulo. 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais