Mais de 90% dos professores e alunos de escolas estaduais paulistas concordam que o ensino à distância durante a pandemia provocou grandes perdas ao aprendizado.
O dado está num levantamento feito em parceria entre o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo e o Instituto Locomotiva.
A pesquisa ouviu também famílias de estudantes e mostra um alinhamento nas impressões de outros tópicos.
Mais de 90% dos ouvidos acreditam que aumentou a importância do papel exercido pelas escolas na sociedade após a pandemia.
Eles disseram crer ainda que o trabalho dos professores após a emergência em saúde também se tornou mais fundamental.
O documento publicado nesta semana evidencia que motivação, segurança e número de alunos por sala receberam as piores avaliações da comunidade escolar.
O presidente do Instituto Locomotiva diz que a pandemia deixou uma herança de atraso no ensino.
Renato Meirelles afirma que a situação é mais greve nas escolas de áreas da periferia.
O levantamento mostrou ainda que 79% dos professores consideram que as turmas em que dão aulas estão mais lotadas que o ideal.
E mais de 90% dizem que o governo estadual deveria investir mais em educação.
Renato Meirelles lembra que as questões apontadas na pesquisa são multifatoriais e não têm uma solução única.
Uma questão importante seria a valorização dos professores.
A pesquisa foi feita entre os dias 30 de janeiro e 21 de fevereiro de 2023 em todo o Estado.
A margem de erro é 2,8 pontos percentuais no levantamento com estudantes e familiares e 2,9 pontos percentuais na pesquisa com os professores.