SP: Mais de 5 mil transplantes de órgãos foram realizados no 1° semestre de 2023

Apenas de coração foram 75 órgãos transplantados de janeiro a junho.

Da Redação

Brasil tem o maior sistema público de transplantes de órgãos
Divulgação/Ministério da Saúde

Mais de 5 mil transplantes de órgãos foram realizados em São Paulo apenas no primeiro semestre deste ano. O dado divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde mostra um aumento desse tipo de cirurgia de 10,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Apenas de coração foram 75 órgãos transplantados de janeiro a junho. Apesar do número expressivo, a fila de espera segue alta: são 180 pacientes que precisam de um coração apenas no estado de São Paulo.

Aqueles que necessitam de qualquer tipo de transplante passam de 20 mil e 800 pacientes. Por isso, a conscientização segue sendo importante para ajudar a quem precisa.

Segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, a recusa de familiares para a doação tem diminuído. A taxa está em 38% até agora, em 2023; no primeiro semestre do ano passado, a taxa era de 41%.

Entre as pessoas que estão na fila de espera por um órgão, as maiores demandas são por transplantes de rim, córnea e fígado. Uma única doação pode ajudar até 50 pessoas diferentes.

Podem ser transplantados rins, fígado, coração, pâncreas e pulmão, além de córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas e cartilagem. Há também a possibilidade de doação ainda em vida, como no caso de medula óssea e sangue.

O Grupo Bandeirantes de Comunicação promove a campanha "Doe Órgãos, Doe Vida" com o objetivo de conscientizar a população e estimular a doação no país. Você pode conferir todas as informações sobre o tema no portal band.com.br ou pelo disk saúde do Ministério da Saúde, no telefone 136.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.