Sonia Blota: planeta está de olho no que acontecerá nas eleições americanas

Disputa entre Kamala Harris e Donald Trump chama a atenção de todo o mundo; eleições americanas acontecem nesta terça-feira (5) e americanos já votam antecipadamente

Da redação

As eleições americanas podem influenciar diversas partes do mundo e, por isso, o planeta está de olho no que vai acontecer a partir desta terça-feira (5). Para a correspondente do Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, Sonia Blota, Kamala Harris e Donald Trump concorrem à Casa Branca em meio a um mapa mundi conturbado.

"Rússia em guerra com o Ocidente, Oriente Médio pega fogo como nunca e, nesse contexto, Kamala Harris e Donald Trump concorrem à Casa Branca com plataformas distintas para a política internacional", disse Sonia.  

Em relação à Europa, caso Kamala vença as eleições americanas, não haverá grandes mudanças e a OTAN deve continuar sendo prioridade.  

"Mas e se Trump se tornar presidente mais uma vez? As relações tendem a ser mais tensas. Ele deve pressionar a Europa a abrir o mercado para empresas e produtos americanos. Caso os europeus não concordem, pode haver uma guerra tarifária", avaliou Sonia Blota.  

Sobre o Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva já declarou apoio à Kamala Harris e, caso ela vença, as relações entre os países não devem mudar muito. 

"Já com Trump ganhando o cenário muda [...] o relacionamento com os EUA não deve ser tão fácil, já que uma das bandeiras do Brics é a desdolarização. E Trump deve reagir a isso." 

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais