A COP29, a 29ª conferência do clima da ONU, acontece em Baku, no Azerbaijão, a partir desta segunda (11) até 22 de novembro e deve reunir mais de 40 mil pessoas de 195 países.
A jornalista Sonia Blota, apresentadora e correspondente internacional do Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes, está em Baku para acompanhar a cúpula e adiantou que as discussões devem percorrer "a máxima de muitos anos: o Acordo de Paris e a questão dos países desenvolvidos ajudarem os países mais pobres na transição energética".
O relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) que mostra que o ano de 2024 deve ser o ano mais quente desde que as medições começaram também está na pauta das discussões.
"Cerca de 100 chefes de Estado estão aqui, delegações de empresários também. O vice-presidente, Geraldo Alckmin, fica em Baku até quinta-feira. A agenda verde vai dominar os debates", disse Sonia.
Segundo a correspondente internacional, acompanhar a conferência será importante para o Brasil devido à COP30 ter sede no Pará, em 2025. "A gente espera que a delegação brasileira veja a estrutura para que aprenda e a gente faça um evento muito bonito".