Rádio Bandeirantes

Sonia Blota: Candidatos desistem de formar frente ampla contra Marine Le Pen

Segundo turno das eleições legislativas acontece neste domingo (7) na França

Da redação

Mais de 190 candidatos desistiram de formar uma frente ampla contra Marine Le Pen para o segundo turno das eleições legislativas na França. As informações são da jornalista Sonia Blota, do Jornal Gente, da Rádio Bandeirantes.

Os candidatos que passaram para o segundo turno tem até às 13h, no horário de Brasília, para reafirmarem sua candidatura.  

As tentativas de formar uma frente ampla continuam até o momento, no entanto, 193 candidatos já se retiraram da disputa – o segundo turno das eleições legislativas antecipadas acontece neste domingo (7).  

"O mais provável é que Macron se torne aquilo que chamamos de 'pato manco' tanto na política francesa quanto em sua maior ambição atual que é a União Europeia. Por aqui, parte dos apoiadores acusam Macron de ter polarizado ainda mais a França e deixar os próximos anos com uma grande instabilidade institucional", disse a jornalista.

Das 193 desistências, 123 candidatos são do campo da esquerda e 70 são do campo centrista-presidencial. Articulações em torno dos outros 111 candidatos ainda estão em andamento.

Segundo Sonia Blota, candidatos de menor chance estão abrindo mão de suas candidaturas – movimento que pode fortalecer a candidata da ultradireita, Marine Le Pen.

"Marine Le pen está com a faca e o queijo na mão. Se não tiver maioria absoluta, seu partido não vai governar. E o que ela quer com isso? Evitar instabilidade para não queimar sua posição nas eleições presidenciais de 2027, onde por enquanto ela é a favorita ao palácio do Eliseu", disse.  

No início de junho, após ver sua aliança centrista derrotada pela Reunião Nacional (RN) nas eleições ao Parlamento Europeu, Macron anunciou a dissolução da Assembleia Nacional e a convocação de eleições antecipadas.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais