A Secretaria de Saúde de São Paulo confirma o primeiro caso da variante da covid Éris. A paciente infectada, de 71 anos, mora na capital paulista e já teve alta do hospital.
Segundo a pasta, ela recebeu tratamento em 3 de agosto e foi liberada no dia seguinte. Nos últimos dias, a OMS passou a monitorar o crescimento da cepa, que é uma subvariante da Ômicron.
A Éris já teve casos confirmados em mais 6 países, incluindo os Estados Unidos e a China. Os cientistas ressaltam que a variante não demonstrou maior gravidade ou riscos significativos em comparação com as outras.
Outra cepa que chama a atenção das autoridades é a BA.6, com alto grau de mutação e casos confirmados na Dinamarca e em Israel. Na semana passada, a OMS registrou um milhão e meio de novos casos de covid no mundo entre 10 de julho e 6 de agosto - alta de 80% em relação ao período anterior.
O número de mortes, por outro lado, teve uma queda de 57% devido à eficiência dos imunizantes utilizados para frear a doença. Apenas 15% dos adultos brasileiros receberam as doses de reforço bivalentes contra a covid desde fevereiro, quando começou essa etapa da vacinação.
No caso das crianças de até 5 anos, a Fiocruz alerta que o Brasil tem só 11% vacinadas contra a doença.