Em meio às dificuldades para resgatar as vítimas das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul desde o final do mês de abril, os voluntários se tornam cada vez mais importantes.
Conforme a repórter Luiza Schirmer, de Porto Alegre, a cidade teve o cadastro de 15 mil voluntários que estão trabalhando incansavelmente para auxiliar no resgate - sendo esse, apenas o número oficial. No entanto, toda ajuda ainda é bem-vinda, tendo em vista que o estado ainda precisa ser reconstruído.
“Sem esses voluntários não seria possível salvar tantas vidas. Isso porque, o esforço da população é importante, até por ter menos burocracia. Quando as pessoas se juntam em pontos de resgate fluí mais rápido. Quem quiser vir, pode vir ajudar sem dúvida nenhuma”, explica a repórter.
Mas afinal, como ser voluntário no RS?
Diversas entidades e iniciativas estão mobilizando-se para auxiliar as vítimas da tragédia. Mas, se você não conhece ninguém no estado ou não conhece o trabalho de nenhuma dessas empresas, existe, cadastros do governo: Veja abaixo algumas opções para se inscrever e poder atuar no voluntariado:
SOS Rio Grande do Sul
O governo do estado tem um formulário próprio para a inscrição de voluntários para o programa SOS Rio Grande do Sul. A Coordenadoria Estadual de Proteção e a Defesa Civil são responsáveis pela coleta dos dados de pessoas que desejam trabalhar no apoio aos atingidos pelas enchentes.
Profissionais da saúde que queiram atuar como voluntários no resgate de pessoas e animais também pode se cadastrar. Estão na lista médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros.
Para inscrições gerais de voluntariado, clique aqui.
Para profissionais da saúde, a inscrição deve ser feita neste link.
Força Nacional do SUS
Para profissionais de saúde interessados em atuar em situações de desastre, como as inundações, o Ministério da Saúde está recrutando voluntários para a Força Nacional do SUS. O cadastro é voltado para médicos, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos, biomédicos, entre outros.
Para se inscrever:
- Acesse gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/dahu/forca-nacional-do-sus;
- Role a página e clique em "Acesse o formulário";
- Preencha com seus dados;
- Pressione "Enviar".
Voluntariado remoto
Se você não pode estar fisicamente no Rio Grande do Sul, mas ainda quer ajudar, há oportunidades de voluntariado remoto, realizando tarefas como atualizar informações de doações e confirmar resgates.
Para se inscrever para o voluntariado remoto, acesse este link.
Correios
Voluntários podem trabalhar na triagem e organização de doações recebidas pelos Correios no Distrito Federal e nos estados de São Paulo e Paraná. A empresa aceita a ajuda de colaboradores nas seguintes cidades:
- Brasília (DF);
- Cajamar (SP);
- Cascavel (PR);
- Curitiba (PR)
- Guarulhos (SP);
- Londrina (PR).
As pessoas interessadas podem mandar e-mail com nome completo e telefone de contato para:
Distrito Federal: sgreo-bsb@correios.com.br;- Paraná: prsgreoegepesse@correios.com.br (PR);
- São Paulo: spm-voluntarios-rs@correios.com.br.
Band Abraça RS: Como doar?
Para contribuir com as vítimas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, o Grupo Bandeirantes de Comunicação e a Central Única das Favelas (CUFA) realizam a campanha “Band Abraça o Rio Grande do Sul”. Você pode enviar sua doação via PIX direto da sua conta para a CUFA pelo email: doacoes@cufa.org.br
Ou pelas contas:
Bradesco – 237
Agência: 0087
C/C: 3582-3
Itaú – 341
Agência: 0402
C/C: 17369-4