Três totens de monitoramento devem ser instalados pelo governo paulista na região da Cracolândia, no centro de São Paulo, ainda neste mês. A medida deve intensificar a segurança no entorno da chamada "cena aberta de uso", onde os usuários de drogas da região se concentram.
Em entrevista ao Manhã Bandeirantes, da Rádio Bandeirantes, o vice-governador de São Paulo, Felicio Ramuth, detalhou as medidas adotadas pelo governo para aumentar a segurança da região.
Os resultados mostram que estamos no caminho certo. Se compararmos janeiro a maio desde ano com o mesmo período do ano passado, temos 45% de redução de roubos e 35% de redução de furtos na região
Os totens contarão com o monitoramento da Polícia Militar e Civil e também será possível abrir ocorrências e relatar emergências da região.
Nesta quinta-feira (4), a prefeitura de São Paulo inaugura a central de monitoramento do Programa Smart Sampa, localizada no centro histórico da capital.
O Programa Smart Sampa prevê 20 mil câmeras instaladas e em operação até o fim do ano. Para o vice-governador, as câmeras da prefeitura ajudam o governo estadual a monitorar a região.
Sobre as grades instaladas na rua dos Protestantes, onde os usuários de drogas da Cracolândia se concentram, Ramuth diz que a medida tem permitido atendimentos de saúde e a abordagem dos usuários feita pelos agentes do serviço social.
"Hoje sabemos exatamente quem frequenta a cena aberta de uso. As grades marcam a presença clara do estado. As grades não são a solução de todos os problemas, mas complementam as ações", disse. Segundo Ramuth, o objetivo das ações, além de levar segurança à região, é esvaziar a Cracolândia.