Notícias

Quem eram os membros do PCC assassinados na prisão por planejar morte de Moro

Janeferson Aparecido Mariano Gomes, o Nefo, e Reginaldo Oliveira de Souza, o Rê, eram parte da Sintonia Restrita da facção, setor responsável por arquitetar execuções de autoridades

Quem eram os membros do PCC assassinados na prisão por planejar morte de Moro
Janeferson Aparecido Mariano Gomes (esquerda) e Reginaldo Oliveira de Souza (direita)
Reprodução/MPSP

O Primeiro Comando da Capital (PCC) executou dois homens que planejaram o sequestro e morte do senador Sergio Moro (União-PR) e de outras autoridades dentro da Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, no interior de São Paulo, na tarde desta segunda-feira (17).  

Janeferson Aparecido Mariano Gomes, o Nefo, e Reginaldo Oliveira de Souza, o Rê, foram mortos a golpes de faca durante o banho de sol, por três presos que confessaram o crime.

Em entrevista à Rádio BandNews, o promotor de justiça Lincoln Gakiya, que investigava os detentos, aponta que eles eram membros importantes da "Sintonia Restrita" do PCC, setor responsável por planejar atentados contra autoridades e resgates de líderes da facção.  

Janeferson e Reginaldo foram presos no último ano durante a Operação Sequaz, que desmantelou um plano do PCC para assassinar figuras públicas, incluindo o senador Moro e o próprio promotor Gakiya.  

O plano estava relacionado às transferências de presos, como a do líder da facção, Marcola, para presídios federais. Gakiya acredita que a motivação do crime seja uma queima de arquivo ordenada pelo próprio PCC.

Como foram as mortes

No relato do promotor, os assassinatos ocorreram de maneira coordenada: Nefo foi levado ao banheiro e esfaqueado, seguido pela morte de Rê no pátio.  

Os três detentos que cometeram os crimes se entregaram logo após as execuções, mas permaneceram em silêncio quanto às motivações específicas.

Disputa interna

A morte de Janeferson e Reginaldo, figuras de liderança dentro da organização, sugere disputa interna pelo poder..

A transferência de líderes para presídios federais, que enfraqueceu a cadeia de comando do PCC. O cenário pode indicar um racha significativo dentro da facção.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Carregar mais