O Ministério da Saúde finalizou a implementação do prontuário eletrônico unificado de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os estados e municípios do Brasil.
Agora, médicos e enfermeiros do SUS em todo o país poderão ter acesso às informações do paciente. Segundo a pasta, a unificação vai garantir a continuidade dos tratamentos e o atendimento dos pacientes.
"O prontuário estava na unidade em que o usuário fazia o seu atendimento. Agora, esse prontuário passa a estar disponível em qualquer ponto da rede em todo o Brasil no contexto de atendimento. Então, no momento em que esse paciente vai ser atendido, o profissional vai conseguir abrir o prontuário dele e ter as informações. Isso garante qualidade e continuidade do cuidado”, disse a secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad.
O compartilhamento de dados é feito pela Rede Nacional de Dados em Saúde e, atualmente, já tem quase dois bilhões de atendimentos registrados.
Além da rede pública, o Ministério da Saúde quer incluir no SUS Digital os resultados de exames feitos na rede privada. Um termo de cooperação com a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed) já foi assinado.
Aplicativo Meu SUS Digital
O paciente, no aplicado gratuito Meu SUS Digital, também terá acesso ao seu histórico de saúde.
Com a aplicativo, o usuário pode acompanhar seu histórico clínico, os dados de vacinação, resultados de exames, medicações, posição na fila de transplante, entre outros serviços.
O aplicativo Meu SUS Digital é o mais baixado na categoria saúde entre aplicativos gratuitos, com mais de 50 milhões de downloads e 4,5 milhões de usuários ativos, segundo o Ministério da Saúde.
O Meu SUS Digital está disponível nas versões Web e em aplicativo para iOS e Android.