Presidente da Turquia afirma que dificultará ingresso da Suécia na OTAN

Erdogan faz pronunciamento contra o país nórdico após protestos curdos na embaixada turca

Luiz Felipe Nunes

Presidente da Turquia afirma que dificultará ingresso da Suécia na OTAN
Reprodução/Redes Sociais

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, assinalou que vai dificultar o ingresso da Suécia na OTAN (Tratado do Atlântico Norte).

Após protestos e a queima de livros do Alcorão  na frente da embaixada turca na Suécia, o líder turco fez pronunciamento nesta tarde.

“Está claro que os que causaram uma afronta em nossa embaixada não podem esperar benevolência na votação para entrada na OTAN. Se você ama, defende e protege membros de organizações terroristas e inimigos do islã, então os aconselhamos a confiar a eles a defesa de seus países.“

A Suécia é acusada de terrorismo por Erdogan. O motivo da discordância se dá pelo grande número de refugiados curdos que o país nórdico recebe.

O governo turco considera o Partido dos Trabalhadores do Curdistão um grupo terrorista.

Além de Suécia, a Finlândia também tenta adentrar o grupo militar liderado pelos EUA. A iniciativa, estudada há anos, se concretizou após a invasão russa à Ucrânia.

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.