O presidente eleito da Confederação Nacional da Indústria critica os juros altos, mas diz que a discussão sobre o assunto não pode ser política.
Ricardo Alban foi entrevistado no Jornal Gente, transmitido na Rádio Bandeirantes e no BandNews TV, e defendeu a redução da Selic. Na avaliação dele, a taxa, que vem sendo mantida pelo Banco Central em 13,75% ao ano desde setembro, é injustificável.
O presidente Lula e outros membros do governo têm criticado o presidente do BC, Roberto Campos Neto, pela manutenção dos juros nesse nível.
Para o novo presidente da CNI, no entanto, o debate sobre o assunto deve ser técnico, reunindo todos os setores da economia. Sócio da empresa de alimentos Biscoitos Tupy, Ricardo Alban também é presidente da Federação das Indústrias da Bahia.
Ele defende que o fortalecimento da indústria no Brasil deve ter necessariamente inovação e tecnologia como pontos fundamentais. Alban é a favor de incentivos e financiamentos direcionados, mas evita chamar a ajuda de subsídios porque, segundo ele, o termo se tornou pejorativo.
A posse no comando da Confederação Nacional para o mandato de 4 anos como sucessor de Robson Andrade está marcada para o dia 31 de outubro.